sábado, 4 de fevereiro de 2017

brsil E argentina

estranha dança de Temer e Macri

Presidentes das maiores economias da América do Sul buscam ampliar a parceria, mas a boa vontade não é capaz de superar décadas de desconfiança mútua


A estranha dança de Temer e Macri
Ao longo da história, países foram mais rivais do que parceiros (Foto: Beto Barata/PR)
Enquanto países ricos abraçam o nacionalismo, as duas maiores economias emergentes da América do Sul buscam a parceria. No dia 7 deste mês, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, terá um encontro com o presidente brasileiro, Michel Temer. Os dois líderes pretendem esquentar as relações, que andam mais frias do que deveriam. Há motivos para otimismo, mas também para ceticismo.
Brasil e Argentina foram mais rivais do que parceiros durante quase todo o século XX. Na década de 1970, eles quase embarcaram em uma corrida armamentista nuclear; até a metade da década de 1980, a literatura estrategista militar ainda ensinava que a mais provável guerra do Brasil seria com o país vizinho.
A população do Brasil de mais de 200 milhões supera em muito a de 43 milhões da Argentina, embora os argentinos sejam mais ricos. Isso torna difícil para ambos os países reproduzir a parceria franco-germânica que uniu a Europa. Quando Brasil e Argentina concordam, costuma ser mais por ideologia nacionalista do que por abertura política. Foi o que aconteceu na década de 1950, durante os governos de Getúlio Vargas, no Brasil, e Juan Domingo Perón, na Argentina; e no início da década passada, quando os dois países embarcaram em vertentes diferentes de governos esquerdistas.
No encontro da próxima semana, é improvável que as décadas de estranhamento sejam deixadas para trás. Mas Temer e Macri têm motivos de sobra para ensaiar uma parceria que traga abertura de mercado. O PIB de ambos os países encolheu no último ano, caindo 3,3%, no Brasil, e 1,8%, na Argentina. A recessão no Brasil, destino de um sexto das exportações argentinas, complica mais ainda a situação de seu vizinho. Estima-se que uma queda de 1% no PIB brasileiro faz a economia argentina encolher 0,7% em dois anos.
Esse consenso em relação ao pragmatismo pró-mercado é “sem precedentes”, segundo Paulo Estivallet de Mesquita, encarregado do Itamaraty para assuntos da América Latina. A opinião é compartilhada pelo ministro do Interior argentino, Francisco Cabrera. “Finalmente estamos com a mesma linha de raciocínio”, diz Cabrera.
Macri e Temer desejam ampliar a cooperação bilateral em temas que vão de energia nuclear ao combate ao crime organizado. Eles também planejam reanimar o Mercosul. Essa tarefa, no entanto, será difícil, já que a recessão na Argentina aumenta o temor dos produtores locais em relação à competição com produtos brasileiros.
Mesmo com as melhores intenções, Temer e Macri não conseguirão superar o estranhamento causado pelas suas diferenças de tamanho e economia. A Argentina sempre enxergará o Brasil com desconfiança. Por sua vez, o Brasil nunca tratará a Argentina como igual. Não importa o quão graciosa seja a dança entre Temer e Macri, os dois líderes provavelmente pisarão um no pé do outro.

Um comentário:

  1. Росты налаводый подом поди слоты налаводый - Titanium
    Росты налаводый поди titanium mountain bikes поди слоты налаводый titanium jewelry piercing поди слоты налаводый titanium nitride coating service near me поди слоты titanium damascus knives налаводый поди слоты налаводый - edc titanium Titanium

    ResponderExcluir

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto