quinta-feira, 11 de setembro de 2014

AÉCIO


AÉCIO: VAI OU NÃO VAI?
Uma experiência que tive na minha vida de publicitário: uma das maiores contas da minha agência era a Cica, na época. E soubemos que um grande marca estava para lançar uma campanha contra o nosso Extrato de Tomate Elefante. O concorrente era tudo de melhor, aparentemente. Era mais concentrado, a embalagem mais moderna e seu tema de campanha na TV aproveitava uma idéia de propaganda que tinha sido sucesso nos Estados Unidos, para uma marca de ketchup. O comercial concorrente mostrava uma lata do extrato deles que depois de aberta custava a sair da lata, de tão firme era o produto. Caia devagar, blop...blop...Tanto que o apresentador precisava chacoalhar a lata para o extrato finalmente sair. E o nosso Elefante ficava aguado comparado ao extrato deles. O concorrente estava tão seguro de sucesso que armou uma convenção de vendas 3 dias antes de lançar o produto. Fui lá como penetra e vi que a idéia era mesmo arrasa-quarteirão. Voltei á agência, pensei e fui á Cica, dia seguinte, para discutir uma idéia. Eles concordaram e eu filmei um comercial em apenas 1 dia. Mostrava um feirante de japonês na frente de uma barraca de tomates. Ele apanhava um tomate na mão e comentava, gaiatamente, algo como “…tomate num pode ser nem muito duro… nem muito molinhoooo, né? Que nem tomate Elefante né?” E apertando o tomate completava: “ Que nem…Elefante…o extrato nem duuuro, neem molooole, né?…Elefante, o extrato mais amado do Brasil” etc. e tal. No dia seguinte compramos todos os intervalos comerciais na tv e começamos o fogo de artilharia. Bom, indo direto ao fim: a tal marca concorrente saiu do mercado. Em duas semanas. Porque o que nós dizíamos em nossa propaganda batia direto com a referência que as donas de casa tinham em relação ao que era bom num tomate. Agora vamos falar do Aécio. O que todo brasileiro mais gostaria mais de ver num político? Mais do que tudo? Honestidade. E o Aécio pode provar essa verdade. Ele é um político honesto. Petrobrás? Não é escândalo dele. Bancoop? Também não. Financiamento de obras em Puerto Mariel, quando nossos portos estão abandonados? Não é escândalo do Aécio. Educação aos pedaços, saúde com “médicos” cubanos…e vai aí afora. Nada á ver com o Aécio. Por que? Porque roubo e escândalos de corrupção não fazem parte da vida do Aécio - um político honesto. Que inclusive saiu do governo de Minas com mais de 90% de aprovação popular. E - cada vez que isso for afirmado e reafirmado pela propaganda do Aécio, da sua honestidade …vai-se lembrar qual governo foi desonesto, multiplicando essa essa percepção por cem, por mil. É uma afirmação forte, que fica amplificada pela comparação com os escândalos de desonestidade explícita do PT. E de todos os que participam e participaram dos governos do PT. Essa seria a USP (unique selling proposition) do Aécio. Centrar no que ele é em oposição aos que os outros, provadamente, não são. Faltam quase que em cima da 30 eleição ? Pois é. Ainda dá tempo. Normalmente, no boxe também, um upper bem encaixado no queixo do oponente pode levá-lo a lona. Até no ultimo minuto da luta. É só acertar uma boa estratégia e insistir nela, até o juiz contar 1, 2, 3….10! Nocaute!!!
  • ...




--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto