quinta-feira, 30 de abril de 2015

O PRONUNCIAMENTO

O pronunciamento que não aconteceu!
Foi a própria presidente que mandou avisar: 'Podem viajar que eu não falarei no dia 1º de Maio'

por Claudio Schamis

30 de abril, 2015
Share Share Share Share Share fonte | A A A
Brasileiros e brasileiras, eu vou não vim
Brasileiros e brasileiras, eu vou não vim
Não sou vidente. Foi a própria presidente que mandou avisar: “Podem viajar que eu não falarei no dia 1º de Maio.” Mas como assim? Não vou poder ouvir sua voz antes da novela e em plena sexta-feira? Caramba, não me lembro de um presidente que não tenha feito suas firulas em seu discurso no Dia do Trabalho. Como vou passar bem o meu fim de semana? Juro que não ia bater panela. Por incrível que pareça, a minha está com feijão, que consegui comprar parcelado. Estava contando com suas palavras amigas e reconfortantes que iriam fazer com que nosso fim de semana fosse mais feliz, e acredito que o seu também. A não ser que você, leitor, faça parte dos mais de 200 mil novos desempregados. Ohhh! É isso mesmo. Segundo a PNAD, a taxa de desemprego em março foi de (apenas) 7,4% . Vale dizer que a PNAD é mais precisa porque engloba em sua pesquisa mais de 3.500 municípios.
Mas não fiquem tristes. Se a Dilma não tem coragem de olhar para você, trabalhador, e falar, eu tenho. Poderia até me indignar de escrevê-lo, mas, como jornalista, tenho que ir atrás da notícia, da verdadeira, então aproveitei que minha diarista tem uma amiga que conhece um cara que é primo de outro cara que tem uma tia que conhece o “cara” do cafezinho que trabalha, vejam vocês, no Planalto. Prometi que daria um agrado e ele me conseguiu o que parece ser o esboço da íntegra do pronunciamento que a Dilma não tem coragem de fazer amanhã, 1º de maio.
Então coragem, meu povo, minha pova! São palavras fortes. Vale acrescentar que as partes riscadas foram preenchidas por mim mesmo. E posso garantir que devo ter acertado em cheio.
[voz em off] – Abre-se nesse momento a rede nacional de rádio e televisão para o pronunciamento oficial da Presidente Dilma Rousseff e dentro de 171 segundos assista capítulo inédito da série: “A culpa é das estrelas”.
Meus queridos brasileiros, minhas queridas brasileiras, ou seria, meus amigos, minhas amigas!
oje (dever-se-ia) comemorasse o dia do trabalhador. Você, trabalhador que está desempregado, não se sinta excluído dessa linda mensagem que tenho para falar.
Apesar de os números divulgados pelo IBGE, nós do governo e principalmente eu, quero dizer para você que estamos lutando a cada dia para domar esse leão. A culpa não é nossa. (A culpa é das estrelas). Como você deve ler e ouvir nos noticiários, o mundo está em crise. O planeta está em crise. A China está em crise. O Uzebequistão está em crise. Gabão está em crise. Até Togo está em crise. E não importa aqui se você nunca ouviu falar em alguns desses países, nem eu ouvi. Mas isso é para ilustrar – sabe o que é ilustrar, né? – para que você meu amigo, minha amiga, que a hora é de termos paciência. Sim, vamos esperar essa marolinha passar. Prometo que não será um tsunami. Se você faz parte desses que estão desempregados, acredite que tem uma luz no final do túnel, e posso garantir que não é um trem vindo na contramão. Se a renda real de você, trabalhador, caiu 2,8%, tenha paciência também. Você pode fazer várias substituições na sua alimentação. Eu até estou fazendo dieta. Não repararam que eu emagreci? Então, substitua a carne por frango, o caviar por ovo de codorna, o queijo suíço por mortadela. Comece a usar velas para iluminar sua casa. Você vai ficar até mais calmo com a luz bruxuleante que emana da chama que queima. Só cuidado com a vela, pois ainda estamos com uma pequena crise de água. Que vai passar. É também uma marola. Eu rezava que pudesse ser uma tsunami. – Aqui notei que há um certo trocadilho – Eu já até mandei um grupo de técnicos especializados em chuva para avaliar o sistema Cantareira. Eles ficarão o tempo que for necessário olhando para o céu para ver onde está o problema. Mas independentemente de qualquer coisa, me comprometo desde já a importar água de Israel e começar um Programa Minha Água Minha Sede. Além disso, vamos dar início ao PAC 5 que levará água encanada para quem ainda nem casa tem. Isso é um compromisso. E parafraseando Ruy Barbosa – falei bonito agora, quem escreveu esse discurso? Quero essa pessoa já na Secretaria de Educação – que disse aquela célebre frase: “Na vida tudo passa, até a uva passa”. Então, acredite.
Com relação ao seu emprego, tenha paciência, estamos vendo a questão da desoneração da folha de pagamento. Pode levar certo tempo, mas logo o Natal chega e você se der sorte pode conseguir um emprego extra natal. Não é legal isso?
Com relação à corrupção, estamos dispostos a ir até o fundo do poço, custe o que custar. E não vamos passar a mão na cabeça de ninguém. Quem fez será punido. Só não posso interferir na decisão do STF, que liberou empreiteiros para a prisão domiciliar. Não ficará pedra sobre pedra. Mas vamos pedir que a Polícia Federal que investigue uma coisa de cada vez. Vamos nos ater à Petrobras. Vamos deixar o BNDES, a Caixa Econômica Federal, O Banco do Brasil para depois, nem que seja no novo governo do PT, em 2018. Vou também investigar a fundo o pagamento de R$ 22,9 milhões feito por um comitê de minha campanha para uma gráfica que fica num endereço desativado. Se isso for culpa do estagiário, ele será demitido.
Com relação a mais um aperto dado pela Caixa Econômica Federal dificultando mais ainda o sonho da casa própria para o trabalhador comum, vou pedir paciência. E deixo aqui minha solidariedade. Estamos juntos, meu povo, minha pova.
Só que hoje, não é dia de falar de coisas ruins, é o seu dia, trabalhador, saia às ruas, vista vermelho que a cor do sangue que representa a vida. Sorria. Saia com sua família para passear pelos nossos parques, pelas praias. Esqueça um pouco o consumismo. Nada de shoppings, olhe para a natureza. Se encha de ar puro. Respire. Se abasteça de energia positiva, e vislumbre no horizonte uma nova era. O Brasil vai crescer. E com ele você vai crescer. Nós somos um país bom. Vejo potencial em cada um de vocês. Se eu pudesse contrataria cada um de vocês. Com ótimos salários. Prometo que ainda em meu governo teremos um salário mínimo no mínimo mais decente. É um compromisso que faço agora. E não é promessa de campanha. É promessa de quem recebeu o seu voto de confiança. Só peço um pouco de paciência.

Muito obrigada.

[voz em off] Desfaz-se nesse momento a rede nacional de rádio e televisão. E fique agora com as opções de filmes inéditos “A culpa é das estrelas”, “Antes só do que mal acompanhado”, ou “O piloto sumiu”.

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto