REGISTRO DO TALIAN
Honório Tonial
O TALIAN FOI A PRIMEIRA LINGUA A SOLICITAR REGISTRO.JUSTIICATIVA –
Tendo em vista a confusão existente quanto ao requerimento do Registro do Idioma Talian junto ao I,PHAN, Ministério da Cultura, como Bem Cultural de Natureza Imaterial , com o propósito de relacionar os fatos com clareza e coerência achei oportuno redigir o presente relatório.
1 – Como surgiu a idéia do registro. Do Talian.
Em 04 de agosto de 2,000, sintonizando transmissão radiofônica de A VOZ DO BRASIL tomei conhecimento da existência do Decreto nº 3.551, de 04 de agosto de 2001, da Presidência da República,
O Ministro da Cultura Francisco Weffort afirmou, de viva voz, que seria possível ....”até o registro do falar dos imigrantes italianos do Sul do Brasil.
2 º-Num encontro de associados da ASSAPRORATABRAS – Associação dos Apresentadores de Programas de Rádio Talian do Brasil – abordei o assunto e aceitei redigir um requerimento.
3º Em data de 06 de abril de 2001 telefonei ao IPHAN solicitando cópia do Decreto a fim de elaborar o requerimento.
Fui atendido pela Diretora do IPHAN Márcia Sant’Anna.
A mesma informou-me que o requerimento deveria ser endereçado ao Dr.,Carlos Henrique Heck Presidente do IPHAN
4º .- Mediante exigência expressa no Decreto surgiu a necessidade de proceder ao registro da ASSAPRORATABRAS junto ao Cartório de Erechim-RS, sede provisória da entidade.
No livro”A” nº 0017, fls.,055 a 057, foi assentado o registro nº 2.290,de 12 de fevereiro de 2001;.
5º-Em data de 19 de março de 2001 foi enviado o requerimento acompanhado do Estatuto da ASSAPRORATABRAS, a relação dos radialistas do Talian e a relação de literatura do Talian.
6º Posteriormente o IPHAN solicitou a documentação técnica que demandava farta documentação.
Tendo em vista a inexistência de recursos e pessoal para obtenção do solicitado – visto ser a entidade sem fins lucrativos, não foi possível atender plenamente as exigências legais não totalmente entendidas de nossa parte.,
Em 21 de dezembro de 2006 a Diretora do IPHAN Márcia Sant’Anna remeteu-me o Termo de Arquivamento do Registro do Talian alegando insuficiência de informações além da insistência de um Livro de Registro de Língua.
Foi comunicada a decisão governamental aos associados da ASSAPRORATABRAS no último sábado de novembro de .
2007.
7º -Peço vênia para manifestar meu desagrado pela ação dos responsáveis pelo IPHAN que, a meu juízo deveriam mostrar real interesse , procedendo à coleta das informações necessárias de vez que entendem do assunto e poderiam obter recursos junto aos órgãos competentes com a finalidade de dar guarida ao proposto no inteligente e humanitário decreto.
8 º Através da Federação do Vênetos o Dr. Paulo José Massolini afirmou ter retomado o assunto do registro e providenciado parte do material exigido, que contou com a colaboração da ASSAPRORATABRAS e cujos resultados não são do meu conhecimento.
Erechim, 26 de julho de 2011
Honório Tonial
Presidente da ASSAPRORATABRAS
Muito desagradável. Isso tudo mostra a desconsideração com relação ao tempo que se dedica para preparar documentos e atender exigências. Levaram mais ou menos cinco anos para responderem... que tudo seria arquivado... Fala-se o Talian, escreve-se o Talian, transmite-se o Talian: não bastam essas "evidências"?
ResponderExcluirEderson Vertuan