terça-feira, 17 de novembro de 2015

Tráfico de Drogas


GUERRA ÀS DROGAS

Tráfico de drogas faz violência disparar em Manaus

Capital do Amazonas se tornou um grande polo de distribuição de drogas para o Brasil e a Europa, o que elevou bruscamente a criminalidade

Tráfico de drogas faz violência disparar em Manaus
Policiais fazem revistas em busca de drogas no Rio Solimões, principal via do tráfico na cidade (Foto: Valter Campanato/ABr)
Nos últimos anos, Manaus (AM) se tornou uma importante rota usada pelo tráfico de drogas para alimentar e aumentar a demanda de cocaína no Brasil e na Europa. Tal fato fez a violência explodir na região, por conta da disputa entre gangues de traficantes por pontos de venda de drogas.
O assunto foi tema de uma reportagem divulgada nesta quinta-feira, 29, pela rede Al Jazeera. A reportagem alerta que a taxa de homicídios em Manaus subiu 166%, entre 2002 e 2012, e ficou em 37 assassinatos por 100 mil habitantes em 2014.
O número é quatro vezes maior do que o registrado pela cidade de São Paulo e, segundo a polícia local, a maioria dos crimes está relacionada ao tráfico de drogas.
Com cerca de 2 milhões de habitantes, Manaus é uma cidade de intensa atividade comercial e dona de um porto fluvial bastante movimentado, o Porto de Manaus. A cidade também é a mais próspera localizada próximo aos principais polos de produção de cocaína na Colômbia e no Peru, já que o estado do Amazonas faz fronteira com os dois países.
Os carregamentos de cocaína chegam à cidade através do Rio Solimões. Depois, parte da droga segue pelo Rio Amazonas para abastecer a demanda nacional. A outra parte é enviada para a Europa.
“No passado, a maioria dos assassinatos eram causados por discórdias pessoais. Hoje, a maioria é por conta do tráfico de drogas. Os traficantes matam para mostrar poder. Quem deve a um traficante paga com a vida”, disse, em entrevista à Al Jazeera, Joana Queiroz, repórter que cobre casos de violência em Manaus há 25 anos.
A importância de Manaus como um importante polo do tráfico começou no início do ano 2000, quando a facção criminosa carioca Comando Vermelho, instalou membros na cidade para receber cocaína e armas enviadas pelas Farc. Com o tempo, Manaus viu crescer seu próprio tráfico organizado e mercado interno de drogas.
Para conter o avanço do tráfico, forças de segurança de Manaus estão concentrando os esforços em apreender grandes carregamentos e traficantes de alto escalão, fazendo menos prisões, porém, mais efetivas. Este ano, o número de apreensões de carregamentos triplicou em relação a 2014.
Pobreza estimula a violência
No entanto, a ação não tem eficácia de impedir o recrutamento cada vez maior de jovens para o tráfico, na maioria, adolescentes pobres e sem emprego. Manaus é capital do quarto estado mais pobre do Brasil, segundo a última pesquisa do Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (Ipea) e tem os piores indicadores econômicos e sociais entre as maiores  cidades brasileiras.
“Se a atual abordagem prosseguir, a tendência natural é que as taxas de homicídio continuem a subir, à medida que pequenos grupos começarem a disputar pontos de venda de drogas com outros grupos maiores”, explica  Rafael Salies, diretor especializado em Brasil da Southern Pulse, organização especializada em segurança pública na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto