segunda-feira, 6 de março de 2017

Homenagem


  • Voto de Congratulações ao professor aposentado e escritor Honório Tonial


  • 24/03/2015 - 11:03:21
    Compartilhe:



    O Poder Legislativo aprovou por unanimidade na noite de segunda-feira (23), requerimento de autoria da vereadora Eni Maria Scandolara (PP), no qual solicita o encaminhamento de voto de congratulação ao professor aposentado e escritor erechinense Honório Tonial, pela inclusão da língua Talian no Inventário Nacional da Diversidade Linguística.
    Na oportunidade a vereadora salientou que o Talian foi uma das três primeiras línguas reconhecidas como Referência Cultural Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e em novembro de 2014 passou a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). “O Talian é utilizada por uma parte da comunidade de imigração italiana, na Região Sul do Brasil, sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A língua é falada desde que os italianos começaram a chegar ao país, no final do século XIX. Há municípios desses estados nos quais o Talian é língua co-oficial. Ou seja, detém relevância tanto quanto a língua portuguesa”.
    A parlamentar explicou que para que uma língua seja reconhecida e passe a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) ela precisa ser falada em território nacional há, pelo menos, três gerações, o marco temporal é em torno de 75 anos. “O objetivo do Inventário é associar a expressão linguística à sua comunidade de referência e valorizar a expressão enquanto aspecto relevante do patrimônio cultural brasileiro”.
    Eni enfatizou que o processo de inclusão do Talian teve participação importante de Honório Tonial. “Pouca gente sabe, mas foi através do trabalho e dedicação do professor aposentado e escritor erechinense Honório Tonial, que a solicitação de inclusão do Talian foi encaminhado ao IPHAN ainda no ano de 2001. O pedido foi analisado por uma comissão técnica formada por representantes dos ministérios da Cultura, Educação, Ciência Tecnologia e Inovação, Justiça e Planejamento, que decidiram pelo reconhecimento. Nada mais justo que registrarmos nos anais desta Casa de Leis, nossa admiração, respeito e carinho pelo Senhor Honório Tonial, parabenizando pelo seu trabalho que resultou na inclusão da língua Talian no Inventário Nacional da Diversidade Linguística”.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto