segunda-feira, 29 de setembro de 2008

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

Ser professor é vencer limites e desafios, é reformular paradigmas, aguçar o olhar,vislumbrar o horizonte em busca de discernimento permanente.
Dificuldades na aprendizagem são constantes , no entanto , constata-las e solucioná-las , questão crucial.
Retardamento, transtornos ( neuropsicológicos, psicomotores e sensoriais , cognitivos , condutuais, ... ) ou lento desenvolvimento implicando na compreensão. Interpretação, ou uso da linguagem falada e escrita, como condição incapacitante para ler, escrever, soletrar, pronunciar ou realizar cálculos matemáticos , são comuns em sala de aula.
Cada condição, dependendo do grau de severidade, poderá afetar a auto-estima, a educação, a socialização, a vocação, entre outros aspetos da vida do aprendente.
Apontam-se várias causas como responsáveis pelas dificuldades escolares, índices elevados de evasão e a deprimente e excludente reprovação escolar.
Entre tantas, ressalta-se a falta de estímulos adequados nos pré-requisitos necessários à aprendizagem, métodos de ensino inadequados, problemas emocionais, falta de maturidade, ansiedade de absorver os conhecimentos, falta de maturidade para inciar o processo e dislexia.
Destaque-se, também, o aspecto carencial da população, as diferenças culturais e/ou sociais, currículo, programas. Sistemas de avaliação, relação professor-aluno, deficiência mental e déficit auditivo ou visual.
A identificação e diagnóstico precoce , a cada distúrbio de aprendizagem, são fundamentais para a superação dos mesmos.
É mister lembrar que a aquisição da leitura e da escrita envolve vários sistemas e habilidades – lingüísticas, perceptuais, motoras e cognitivas - merecem atenção especial por ser um processo evolutivo e gradativo.
Outras dificuldades são freqüentes na expressão oral, escrita e matemática.
A disfemia – distúrbio da fala, também conhecido como gagueira; a dislalia – transtorno na articulação dos fonemas por alterações funcionais dos órgãos periféricos da fala; a dislexia – problema de aprendizagem da leitura e da escrita; a disgrafia – escrita defeituosa , incorreta ao padrão gramatical; distúrbios de formulação e sintaxe – erros da grafia em vocábulos, ordem imprópria no contexto e ausência de pontuação adequada.
O ser humano é complexo, todavia detém capacidades para aprender e, quando essa aprendizagem ocorre com deficiências ( lacunas ) é porque há alo interferindo no processo.
Nesse caso, professores e demais profissionais das diferentes áreas precisam atuar em consonância , identificando os fatores implícitos decorrentes a cada problema diagnosticado e, posteriormente, encaminhar par ser trabalhado adequadamente , evitando com isso somatizar dificuldades nas séries subseqüentes.
O desafio estás na inclusão,do educando no meio ao qual está inserido , oportunizando um ensino-apendizagem diferenciado, complementar, eficaz e de qualidade desenvolvendo todas as habilidades , propiciando sua participação na sociedade numa contínua interação com os outros.
“A mente concebe, assimila e projeta; a palavra exalta, comanda e executa” Apud R.O.Dantas, em Otimismo em Gotas . Edições, Otimistas, São Paulo.

Um comentário:

  1. Excelente artigo.

    Já encaminhei para alguns professores e professoras que conheço.

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto