quarta-feira, 6 de novembro de 2013

FIM DO VESTIBULAR

José SerraInícioBiografiaArtigosBlogEspaço do Leitor Perverso duas vezes
Share on twitterShare on facebookShare on emailO Globo, 4/11/2013.

O Enem foi criado pelo saudoso ministro Paulo Renato para ser um instrumento de aferição da qualidade do ensino médio no Brasil. O objetivo era criar ferramentas de intervenção para melhorar a qualidade da escola pública — e, em certa medida, da escola privada também.

O governo do PT distorceu gravemente o seu sentido. Sob o pretexto de acabar com os vestibulares nas universidades federais, os petistas transformaram o Enem no maior vestibular do mundo. Ora, se o exame para ingresso na universidade pública não era bom, então o ruim agora se agigantou. E com um prejuízo adicional: o Enem já não serve mais de instrumental para avaliar a escola pública.

Assim, afigura-se mera demagogia, calcada numa mentira escandalosa, a afirmação de que o governo federal extinguiu os vestibulares. Ao contrário: unificou-os. No seu 11º ano de gestão, não houve uma só ação voltada para a qualificação do ensino médio. No máximo, fala-se numa polêmica mudança da grade curricular, que, até onde se dá o debate, tende a criar uma enorme confusão. Há o risco de que professores sejam obrigados a ministrar conteúdos alheios à sua formação.

À medida que o Enem se agiganta e que mais candidatos disputam a mesma vaga, a consequência óbvia é a elevação do grau de dificuldade da prova — como se verificou neste ano. E não há mesmo outra saída: o Enem se tornou classificatório, como qualquer outro exame de seleção. Tenho recebido relatos de que tanto alunos de escolas privadas como alunos de escolas públicas já recorrem a cursinhos pré-vestibular quando no terceiro ano do ensino médio para fazer a prova do Enem. Vale dizer: ainda que se quisesse ter a prova como um retrato do ensino médio no país, esse resultado já estaria gravemente comprometido.

Cada universidade federal faz seu vestibular ou todas elas fazem um só? É assim tão diferente? Creio que não! O tempo dirá se outra consequência deletéria não estará em curso. No vestibular tradicional, o candidato fazia a sua escolha, com uma eventual segunda opção. No geral, buscava aquela que considerava ser a sua vocação. O Enem permite, segundo a lógica das pontuações, que ele transite entre as carreiras e entre as universidades Brasil afora. Há o risco, potencial ao menos, de que vários cursos comecem a contar com muitas desistências no primeiro ou no segundo anos. Se acontecer, é dinheiro jogado no lixo. Ainda não há dados disponíveis a respeito.

O fim do vestibular foi uma mentira. Hoje, o MEC faz o maior do planeta. E o Enem já não serve para avaliar a qualidade do ensino médio. Assim, o alardeado bem do petismo acabou juntando duas perversidades.

Share on twitterShare on facebookShare on emailVeja todos os artigos do JOSESERRA

ComentáriosEste é apenas um dos males que essa quadrilha de bandidos está causando ao país.
A desorientação do governo federal é visível em praticamente todas as áreas e as medidas tomadas cada vez que a situação se torna insustentável, é claramente eleitoreira. O pior é que ilude grande parte da população ignorante e despolitizada.
O pior é que tudo acontece sob o mal maior: a institucionalização da corrupção pelo chefe maior da quadrilha, que " Não sabia de nada ", ocupando o mais alto cargo público - e agora, sem cargo algum, sabe de tudo, manda em tudo, planeja tudo e nada que é feito pelo governo deixa de passar pelo seu crivo.
E a verdade tem que ser dita: culpa da oposição que, no momento em que estourou o Mensalão, tinha que ter matado a cobra no ninho, e não o fez!
Por que não bateu forte, por que não exigiu o impeachment desse bandido com discurso de defensor dos pobres?
Com certeza, se não houver união verdadeira da oposição com o intuito maior de livrar o país dessa quadrilha de ladrões e incompetentes, se dividindo ao máximo no 1º turno para que haja um 2º turno onde, com uma união das oposições se poderá por um fim ao poder dessa quadrilha de ladrões!
SERRA, AÉCIO, MARINA, EDUARDO CAMPOS TÊM QUE SENTAR-SE À MESA COM RESPECTIVAS LIDERANÇAS DE SEUS PARTIDOS E FIRMAREM UM PACTO PELO BEM DO BRASIL!

Stanislaw 04/11/2013 às 19:23
Serra, boa noite. Concordo com o sr. o ENEM é perverso. Perverso pelo tamanho das questões, pelas alternativas parecidas, pela quantidade de questões enfim o tempo torna- se escasso por causa das vezes que se tem que ler os enunciados para se chegar há uma conclusão. Há também divergências quanto a resposta certa. Um abraço.

Wanda Dias de Campos 04/11/2013 às 19:27
Caro Mestre José Serra:
Fiquei espnatado, pra não dizer chocado mesmo, com uma aula de curso prepatório ao ENEM (nova denominação do cursinho vestibular), pela tv da rede brasil (as minúsculas são propositais), quando o "professor", jovem e emplogado, na sua aula de história, fazia apologia ao regime chavista e outros assemelhados, trajando uma camiseta com a figura, em preto no fundo branco, do guerrilheiro mor fidelista, que foi expulso por incompetência. Tudo exposto num idioma parecido com o português, esquecido nos bons manuais de escolas sérias.
O fato pode ser comprovado, sem nenhum alarde, nas baixas audiências encabrestadas das transmissões da rede brasil, no torrão amapaense.
Ainda bem que muitos professores não comungam das ações embriagadas dos professores, ainda não formados, encantados com as falácias esquerdopatas. Isso é modernoso por estas plagas. Pobre educação escolar!

Fernando Maciel Rodrigues 04/11/2013 às 21:50
Se cada farsa, cada mentira, cada forma de ludibriar tivesse sido combatidos veementemente desde o princípio, este monstro chamado PT não teria se criado a ponto de estar prestes a engolir o Brasil ou o que resta dele.

Abraço deste rincão cearense,

Antonio Caldas 04/11/2013 às 22:14
Caro Ex-governador José Serra.
Como ex-professor universitário tenho conhecimento de causa.
O legado do governo federal nesta última década neste campo é simplesmente lamentável.
Deveríamos dar mais atenção como o governo Chinês está investindo nas universidades Chinesas.

José Manuel F Almeida 05/11/2013 às 09:11
Bom dia Serra,

Concordo em gênero, número e grau com sua avaliação sob o ENEM e como ele está sendo usado para fins eleitoreiros. Entretanto, neste país (que deu errado) em que vivemos, a Versão importa muito mais que o Fato. E nesta premissa o petismo é excelente, pois uma mentira bem contada por diversas e diversas vezes acaba se tornando uma Verdade. E se vier acompanhada de alguma bolsa esmola ou cota alguma coisa, melhor ainda.

Pedro 05/11/2013 às 09:51
Parabéns!!!
Mas acho que precisaria simplificar a idéia, se quiser se fazer entender pelo povo... e também para que os adversários políticos não o mantenham enquadrado no perfil "de elite".

luciene papini 05/11/2013 às 10:06
Serra, é uma tristeza o desvirtuamento do Enem, uma iniciativa de melhorar a qualidade do ensino concomitante ao aumento da oferta de ensino, com a universalização do ensino, erradicação do trabalho infantil e até mesmo o fim da repetência, uma ação rudimentar para dar fluxo ao ensino que, antes, era tida como punição disciplinar.
Existe uma dificuldade de entendermos o vestibular. O que é o vestibular, é uma gambiarra para quem estudou menos no colégio, ter uma chance. Nos países desenvolvidos conta o histórico escolar. É a pressão semana a semana, nos alunos, por resultados escolares. Aqui, a liberalidade prosperou. Qual é o jeito certo? Haver os dois sistemas, vestibular e histórico escolar. Reforço para adultos ainda. Não há o supletivo? Poderia haver o reforço para adultos. A gambiarra é boa, porque mantém a noção de tempo e de estudos mansa, como os estudos devem ser.
O jeito das nações desenvolvidas leva a criação dos bolsões de subdesenvolvimento local. Aquelas escolas que todo mundo é a turma do fundo. Por isso que o jeito brasileiro seria melhor, se as faculdades admitissem o histórico escolar como critério de inscrição sem vestibular.
O senhor é tido como centralizador. Esse artigo mostra o contrário. Talvez falte, nos argumentos, defender algo que esteja além de sua capacidade e de qualquer um: a volta dos vestibulares específicos.
Ai acabariam com o Enem, criariam o Ebem, Exame Brasileiro de Ensino Médio... marketing para quem precisa! Mas a mesma sistemática!

Fernando Correia 05/11/2013 às 10:29
Prezado Serra,

Mais uma vez Vossa Senhoria escreve sobre tema da maior importância, que é a educação de base, com caminho para a Universidade, demonstrando o quanto o atual Governo modifica as coisas, para pior e contra o bom senso. Estamos atentos e, principalmente, com nosso voto nas próximas eleições.

Luís Baltazar Goulart Garay 05/11/2013 às 10:45
Muito bem observado. O PT se serviu e se serve até hoje de politicas de governo instituídas e implantadas pelo Governo de Fernando Henrique (PSDB). Mas ao invés de aperfeiçoá-las, o PT distorceu-as irremediavelmente. E ampliou-as distorcidamente. Assim, o mérito da ampliação restou prejudicado. Mas para o popularismo do PT o que importa são votos.

Josival Barreto 05/11/2013 às 11:56
Boa Tarde ! a todos estive a seis meses atraz em Apodi RN. e presensiei a maior farça , a tão propalada proliferação de universidades publicas federais nada mais e do que uma grande jogada de marketing em Mossoro o PT diz que criou uma universidade federal eu digo e mentira pois la ja existia e era considerada uma das melhores no Nordeste em Agronomia que era a ESAM eles simplismente mudaram de nome agora chama-se URFESA A DIFERENÇA E QUE ELA HOJE ESTA ABANDONADA e com um alto indice de desistencia em alguns cursos novos e essa a realidade do ensino publico federal parabèns pelo seu comentario e pela sua visão obrigado.

João Ferreira de Lima 05/11/2013 às 12:01
Serra, soube que o Cursinho Anglo pediu para anular 9 questões porque o gabarito estava errado. Fui investigar. Pelo visto, 2 questões não tinham resposta, mais 2, resposta inadequada, e 5 um gabarito errado.
Mas o que mais me espantou, foram ESSAS questões propostas. Eram mais complicadas que todas as que fiz no meu difícil vestibular em 1967. Nada a ver com o ENEM, nada a ver com o ensino médio ... é prova de doutorado. Tenho certeza que meus colegas engenheiros ou economistas não são capazes de decifrar quais as intenções de Marx ao analisar a mais-valia frente ao nível de produção - uma grande e pura besteira à antiga. ONDE ESTAMOS?

Marcos Ficarelli 05/11/2013 às 16:35
Prezado Serra. tenho 67 anos e não me lembro de ver o Brasil tão direção e sem rumo desde que me conheço por gente. Não quero ser leviano e culpar o partido da presidente mas, o fato é que tivemos um início de desenvolvimento com o Itamar e especialmente com o FHC. Já com o PT a coisa piorou muito. Esse pessoal caprichou no desleixo. Eu tenho a impressão que muitos deles são incompetentes mesmo, outros articulam para poder manter a "massa" ignorante a fim de melhor poder controlar e manipular Mas sem dúvida nenhuma a qualidade do ensino no Brasil está horrível. Me recordo claramente dos anos que estudei na escola primária, no "ginásio", no colegial, nas faculdades que cursei, nos cursos todos que frequentei. Eu, fundamentalmente, aprendi a ler, escrever, fazer contas, aprendi história, ciências, geografia...aprendi a aprender. Então, fico horrorizado ao ver um estudante secundarista que não sabe se expressar. Tenho visto que uma grande quantidade de estudantes, já na faculdade, não sabe escrever, ou seja, não sabe língua portuguesa, não articula as idéias. Agora, o ENEM, hoje, com certeza não serve para nada. Essa multidão de estudantes (incautos) serve sim de instrumento de política para o PT. Não desenvolvemos absolutamente nada desde 2003.
Leio sempre os seus artigos. Sempre votei no PSDB(Franco Montouro, FHC, Serra, Covas, Aloisio - conterrâneo- etc.) Coloco-me à disposição para ajudar.
José Manoel

José Manoel Cardoso 05/11/2013 às 16:35
Prezado Serra. tenho 67 anos e não me lembro de ver o Brasil tão sem direção e sem rumo desde que me conheço por gente. Não quero ser leviano e culpar o partido da presidente mas, o fato é que tivemos um início de desenvolvimento com o Itamar e especialmente com o FHC. Já com o PT a coisa piorou muito. Esse pessoal caprichou no desleixo. Eu tenho a impressão que muitos deles são incompetentes mesmo, outros articulam para poder manter a "massa" ignorante a fim de melhor poder controlar e manipular Mas sem dúvida nenhuma a qualidade do ensino no Brasil está horrível. Me recordo claramente dos anos que estudei na escola primária, no "ginásio", no colegial, nas faculdades que cursei, nos cursos todos que frequentei. Eu, fundamentalmente, aprendi a ler, escrever, fazer contas, aprendi história, ciências, geografia...aprendi a aprender. Então, fico horrorizado ao ver um estudante secundarista que não sabe se expressar. Tenho visto que uma grande quantidade de estudantes, já na faculdade, não sabe escrever, ou seja, não sabe língua portuguesa, não articula as idéias. Agora, o ENEM, hoje, com certeza não serve para nada. Essa multidão de estudantes (incautos) serve sim de instrumento de política para o PT. Não desenvolvemos absolutamente nada desde 2003.
Leio sempre os seus artigos. Sempre votei no PSDB(Franco Montouro, FHC, Serra, Covas, Aloisio - conterrâneo- etc.) Coloco-me à disposição para ajudar.
José Manoel

José Manoel Cardoso 05/11/2013 às 16:37
Mais uma mentira da gang que se instalou no Brasil chamada PT.

Luiz Felipe 05/11/2013 às 17:30
Dos governos petistas toscos não se poderia esperar coisas elaboradas, de profundidade. São governos superficiais, simplistas e que estão afundando o Brasil num lamaçal jamais visto em qualquer lugar do planeta. A próxima bola da vez em matéria de descalabro, deve ser a caixa preta dos sindicatos, caixa que até agora ninguém quer por a mão. Vc tem coragem amigo Serra?

fausto ivan 05/11/2013 às 17:57
Prezado Jose Serra, boa tarde.

Um texto muito pontual e bem realista.

Com relação à educação no Brasil, sabemos que pagar uma faculdade não é fácil para ninguém, ainda mais para quem é jovem ou precisa trabalhar para se manter. Por isso, o Governo Federal criou o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) na gestão do tucano FHC.

Porém entendo que muitas pseudo faculdades que não ensinam e não formam nada, utilizam o FIES como ferramenta de suas publicidades, para encherem suas classes de alunos, pois os recebimentos via financiamentos estão garantidos, mas a contrapartida delas em oferecerem cursos de qualidade e respeitáveis no mercado deixam a desejar em muito,que o alunos só irão sentir mesmo quando participarem de processos seletivos e concursos, devendo isto ser objeto de uma fiscalização mais intensa pelo MEC nestas pseudo faculdades.

Quanto a dupla perversidade, esta são uma das marcas registradas do PT.

Grato,
Guilherme.

Guilherme. 05/11/2013 às 18:41
É tônica do PT estragar tudo que foi criado pelo governo do Fernando Henrique. A "vulgarização" do ENEM, transformando-o em um grande vestibular, nivela o ENSINO por baixo, A criação do ENEM, foi para medir o aprendizado do ensino médio. Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade e não para fazer dele instrumento substituto do vestibular. Como o ensino básico não tem atenção do MEC, o que se pode supor que usar o Enem para garantir vaga em uma Universidade é o mesmo que nivelar o ensino superior à qualidade do ensino médio. Triste futuro do país.

Jaime Alves 05/11/2013 às 19:23
De fato é uma "falácia" tal afirmação do PT !
O PT, e nenhum outro Partido que esteve a frente do governo, se dedicou o necessário para melhorar a Educação, a começar pelo salário dos professores e terminando com o transporte e merenda dos alunos.

As crianças e os adolescentes, geralmente praticam aquilo que são estimulados, e no caso em tela, os estímulos dos jovens brasileiros são: traficar, roubar e matar.

A tecnologia e os esportes, são uma ótima saída para prender os jovens, logo, bolsas esportivas e acesso a robótica, informática entre outros... é um ótimo começo.

Att.

Marcio Torres

Marcio Torres 05/11/2013 às 19:41
Governador, esse desvirtuamento do ENEM pela desastrosa política educacional do lulopetismo não se revela surpreendente dado que os cargos de relevância nos ministérios, incluído o do próprio ministro, são ocupados por pessoas pouco habilitadas. Vejam-se, entre muitos, os ministérios da Justiça, da cultura, da saúde, da educação, do transporte, das minas e energia, etc., etc. O resultado é o que vemos, um país retrógrado, inseguro, inculto e que está perdendo o pouco do bom conceito que ostentava na comunidade internacional....

Horácio Roque Brandão 05/11/2013 às 20:02
Muito boa sua apreciação. Devo confessar q estudei em Escolas Públicas, dd os antigos primário, ginásio, científico. Ingressei na niversidade, também, pública, para aqual fiz vestibular. Realmente, não se pode saber o potencial de um aluno e/o ingresso do mm na Faculdade com as avalições do ENEM. aBÇS.

gilda augusta 05/11/2013 às 20:11
Para quem vai o dinheiro da inscrição do enem? Governo federal. Logo podemos deduzir que o governo do pt(partido dos traidores) nunca vai querer acabar com sua fonte de renda. E o enem é maior perversidade que exite na area da educação. È uma vergonha.

silvia 05/11/2013 às 20:58
Atualmente o Enem só serve para gerar pontos para vestibulares.A cada ano que passa educação piora nesse país e nada se faz para melhorar o ensino.E o Governo continua com sua arrogância "nunca se viu antes nesse país..."
Realmente uma perversidade.

Rosemeire 05/11/2013 às 21:05
José Serra, qualquer vestibular tem a intenção discriminatória, ou seja, não pode haver vagas suficientes para todos se formarem em universidades. A universidade tem que ser uma elite, como que se assegurasse um lugar para os mais afortunados. Você proporia a universalização do ensino universitário, sem um vestibular, sem um ENEM? Não seria melhor assim para o país?

Edson brunhara 05/11/2013 às 21:23
Boa noite,

Estou de acordo com as colocações demonstradas de forma tão clara e coerente.

Pena não te-lo como nosso presidente atualmente, pois o estrago que o PT fez e tem feito ao nosso país é imenso, e serão necessários muitos anos para voltarmos ao nosso curso de crescimento e progresso.

Sou micro empresario no interior paulista, e venho de um tempo em que não se tinha tanta malandragem para se cursar uma universidade. Eu, como a maioria dos brasileiros, trabalhava durante o dia para pagar o curso de noite com muito sacrificio, mas que a recompensa era obvia e justa.

Como num país cheio de truques para se fazer de tudo: ENEM, BOLSAS ( FAMILIA, etc.) e principalmente a IMPUNIDADE, resta a nós, pessoas de bem, ter que trabalhar muito sem ter direito a quase nada, sendo esmagados cada vez mais com impostos injustos. Gostaria de gerar empregos, porem, me vejo impossibilitado de almejar crescimento devido a tantos tributos que nos são impostos, e sabe se la pra onde são destinados, ou melhor, sabemos, mas não podemos provar e melhor nos calar a sermos processados.

Desejo-lhe boa sorte em sua empreitada em busca de ser uma voz ativa em interesse de nossa nação.

Obrigado.

Michel Diniz 05/11/2013 às 21:33
Parabéns pela clara e objetiva reflexão sobre o Enem. Fui professor de escola pública e privada (no final dos anos 80...). Hoje sou administrador e pai de uma candidata à Universidade. Sou testemunha do imenso esforço da minha filha e de suas dezenas de colegas em busca de uma vaga na universidade. As cotas, somadas a este modelo de ingresso, dificultaram o acesso dos melhores alunos e facilitaram o acesso de muitos que ainda não sabem o que querem da vida. Quanta irresponsabilidade com nossos jovens e com nosso país!!!

Flavio Fachinelli 05/11/2013 às 21:59
Muito oportuna a abordagem.

O exame do enem como está, serve para avaliar os alunos e não as escolas públicas.

Além do que os cursos preparatórios criam uma distorção nesse resultado de qualquer maneira, pois elevam as médias das escolas onde os alunos tem preparação extra.

É urgente a necessidade de melhorar a educação. Investir no professor e aumentar os salários dos professores mais preparados e melhor avaliados nas escolas municiapais, estaduais, federais e privadas.

Hussain Said Mourad

Hussain Said Mourad 05/11/2013 às 22:05
Excelente análise e há mais um ingrediente salgado que se da uma injustiça, pois os indivíduos com menos posses ficam sem condições de disputar vagas "locais" para os cursos "desejados".
Há casos de alto indicie de evasão.
Meu filho já pulou por diversos cursos.
Infelizmente é mais do mesmo.
Ainda não se inventou a roda, de novo.

Paulo 05/11/2013 às 22:31
Pois é, No Rio, havia o vestibular unificado da Cesgranrio que era classificado de desumano e pouco aferidor das qualidades individuais dos estudantes e das específicas qualidades das escolas de 2º grau que formavam os estudantes.
As Universidades tb reclamavam que os selecionados, pelo 'certame', não o eram para as especificidades que cada área de conhecimento exigiriam.
Cada Universidade federal, aos poucos, foi deixando a seleção pela Cesgranrio alegando e querendo candidatos mais específicos para seus cursos.
De repente, esquece-se tudo isso e se adere a um Cesgranrio nacional!!! Cadê a coerência?
Pra falar a verdade, acho que, pro candidato, esse ENEMzão é de fato melhor. Mas é isso aí: vai favorecer a elite dos estudantes que, em sua maioria, vem de escolas particulares.
Nada substitui - nenhuma 'fórmula' - o ensino de qualidade. Eu sou de uma época que o melhor ensino para o 2º grau de minha cidade - Niterói - era o público: o colégio estadual Liceu Nilo Peçanha. Nos particulares, podia ter escolas que ombreassem, mas melhor que o Liceu não existia.
Será que conseguiremos fazer que a escolas públicas voltem a ter esse destaque e importância algum dia?

Serra, vc foi de escola pública, até onde eu sei. Acha que isso possível, de verdade?

Guilherme Tristão 05/11/2013 às 22:52
Prezado Serra,como sempre seu artigo é claro e objetivo.Fico a me perguntar até onde iremos parar?Sou contra a aprovação automática no ensino fundamatal!
O Enem usado como aprovação de tod@s não deveria existir! O que precisamos é uma EDUCAÇÃO de qualidade desde o Jardim de Infância até o Vestibular nas Escolas Públicas,no mesmo nível das Melhores Escolas Particulares e Salário digno aos Professors.Todos deveriam ter Educação e Cultural de Primeira,sem Enem,sem cotas.Deveria ser obrigatório!
Abraços
Margareth Azevedo

Margareth Azevedo da Silva 06/11/2013 às 06:17
Se acabasse com os exames vestibulares os melhores cursos teriam que se reestruturar para receber um severo aumento de candidatos e, paralelamente, teriam que voltar a fazer uma seleção particular cada um, dentro dos moldes anteriores porque teriam que ter um critério para as escolhas (seleção mesmo), e não haveria outro meio senão retornar aos moldes atuais que persistem para aquelas universidades que não aderirem à unificação ou desistirem. Para acabar com os exames vestibulares seria necessário promover a ampliação de vagas nos cursos mais procurados e que naturalmente sempre exigiram maior qualificação, que sabemos: No nosso país é deficiente até no ensino básico. O sistema atual transformou a entrada numa universidade não mais pela preferência do candidato ou vocação, mas pela classificação, uma vez que os melhores classificados é que escolhem (maioria não terá coincidência da escolha com a vocação). Portanto, tudo foi feito sem que se desse a verdadeira importância às vocações. À cada ano verificam-se novos problemas de um agigantamento de seleção que por essa forma torna-se uma maratona para se submeter uma massa de candidatos que além de se tornar difícil uma já complexa condução, não pode avaliar de modo específico em conhecimentos aqueles que têm mais vocação para as áreas de ciência e tecnologia e certamente exigem maior preparo específico como Física, Matemática e Química. Um gigantesco sistema único só pode nivelar para baixo o que já é baixo. Desprezam valores

Haroldo Euclides de Araújo 06/11/2013 às 06:52
Caro Serra,
a verdade é que nada podemos esperar de um governo como este que hoje nos aterroriza. E vamos convir: Mercadante? Nos diga, prezado Serra: tem condições? Nem precisa responder. É tão absurda a situação da Educação no Brasil, independentemente dos absurdos do ENEM, que nem é possível comentar. Essa turma é uma turma de incompetentes, irresponsáveis e inconsequentes. Espero que historiadores sérios se responsabilizem por relatar, no futuro, o trágico papel desempenhado por esses desqualificados. Estão transformando o país em um país de alienados, despreparados, desesperançados, que não têm rumo, nem sabem exigir seus direitos: apenas são tangidos como gado. Uma lástima.

afonso 06/11/2013 às 07:40
Deixe seu comentário
Formulário de comentário
Nome: (obrigatório)
E-mail: (não será exibido)
Site:
Comentário: (obrigatório)

caracteres restantes


Procurar no siteDigite aqui sua procura

BlogEntrevista à rádio “Portal Tudo FM” na Bahia
No dia 24/10, dei entrevista à rádio “Portal Tudo FM” na Bahia onde abordei diversos temas nacionais. Cliquem abaixo para ouvir alguns trechos: Sobre cargos públicos Cargospúblicos “Sou envolvido com meu país” SouEnvolvidoComMeuPais Sobre o Mais Médicos MaisMedicos Sobre violência e criminalidade …
Leia mais Governo sataniza os médicos
Entrevista à Rádio Gaúcha – 02/08/2013 Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra O ex-ministro da saúde, José Serra, disse hoje que o governo federal não toma as medidas necessárias para promover o desenvolvimento do Brasil. Em vez disso, segundo …
Leia mais Programa Mais Médicos encobre falhas da Saúde
Entrevista à Band News, 31/07/2013 Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra Medidas do governo PT para a Saúde não passam de marketing
Entrevista à Rádio Jovem Pan, 01/08/2013 Parte 1 – ouça aqui Ouça aqui. Parte 2 – ouça aqui Ouça aqui. Plebiscito é estratégia do governo para ganhar tempo
Entrevista concedida ao programa Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, em 01/07/2013. Falei sobre as manifestações coletivas que dominaram o cenário brasileiro nas últimas semanas e sobre as iniciativas anunciadas pela presidente Dilma a esse respeito. Parte 1 – …
Leia mais José Serra
InícioBiografiaArtigosBlogEspaço do LeitorCopyright José Serra 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto