sexta-feira, 28 de agosto de 2015

CRISE ECONÔMICA




A crise econômica do Brasil segue se agravando, enquanto os problemas políticos não são resolvidos. Nesta sexta-feira, 28, foi anunciada a queda de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, a segunda redução consecutiva, confirmando o momento de recessão na economia. Esse é o pior resultado do PIB desde o primeiro trimestre de 2009.
No primeiro período de avaliação do ano, a queda do PIB, que se calculava em torno de 0,2%, foi de 0,7%, segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado das duas últimas avaliações aponta que a economia brasileira está em recessão técnica, porém, de acordo com o Codace/FGV, a recessão já é uma realidade desde o segundo trimestre de 2014.
A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, comparou a situação atual com o momento de crise global enfrentado entre 2008 e 2009. Rebeca acredita que os momentos guardam semelhanças e diferenças. A turbulência política atual tem afetado todos os setores da economia brasileira, alguns deles, como a construção civil, com mais força.
“Tem coisas parecidas e coisas diferentes. Em 2008 e 2009, por exemplo, o consumo das famílias não tinha sido tão afetado, já que houve medidas para diminuir o efeito (da crise). A situação agora é um pouco diferente”, explicou Rebeca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto