sexta-feira, 28 de agosto de 2015

RASCISMO

article image
'Em geral, os novos imigrantes estão sempre sendo vistos como problemáticos na sociedade', diz pesquisador (Foto: Internet)


Racismo contra imigrantes
Noção de que o Brasil é hospitaleiro não passa de mito, diz pesquisador
pesquisador, 'o refugiado é sempre negativo, um problema grave a ser discutido'
agosto, 201
Após analisar mais de 11 mil edições de jornais e revistas publicados desde 1808, o pesquisador Gustavo Barreto concluiu que “a noção de que o Brasil é um país hospitaleiro, onde todos os estrangeiros e imigrantes são bem-vindos, não passa de um mito”.
Em sua tese de doutorado, intitulada “Dois Séculos de Imigração no Brasil: A Construção da Identidade e do Papel dos Estrangeiros pela Imprensa entre 1808 e 2015″, Barreto afirma que, apesar dos avanços, o racismo na imprensa do país contra o imigrante se manteve constante. Além disso, segundo o pesquisador, a aceitação é seletiva.
Em entrevista à BBC Brasil, o pesquisador explica que “o refugiado é sempre negativo, um problema grave a ser discutido. O imigrante é uma questão a ser avaliada, pode ser algo positivo ou negativo, mas em geral a visão é de algo problemático. Já o estrangeiro é sempre positivo, inclusive melhor do que o brasileiro. É alguém com quem podemos aprender”.
na análise da cobertura do tema na imprensa ao longo de 207 anos, Barreto afirma que o Brasil ainda está longe de promover uma discussão real sobre a imigração.
Em geral, os novos imigrantes estão sempre sendo vistos como problemáticos na sociedade. As notícias não estão discutindo imigração, problematizando o assunto, e não se vê discussões de política imigratória ou da legislação. O foco não é a solução ou discutir o tema, mas a noção de crise”, ressalta o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto