sábado, 26 de dezembro de 2015

GRITA BRASIL

mas com ‘ressalvas’
GRITA BRASIL

Só pra contrariar, mas com ‘ressalvas’

Dilma vai passar a virada do ano, talvez, com uma boa chance de resistir ao cargo e com isso levar o Brasil para o fundo do fundo do poço de lama

Só pra contrariar, mas com ‘ressalvas’
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas
Diz o ditado que quando um burro fala o outro abaixa as orelhas. Analisando a frase, ela talvez tenha todo o sentido do mundo. Mas na altura do campeonato, dia 24 de dezembro, não tenho forças para filosofar e tentar explicar como a frase se encaixa no contexto.
A verdade é uma só. Ela é nua e crua. Dilma vai passar a virada do ano, talvez, com uma boa chance de resistir ao cargo e com isso levar o Brasil para o fundo do fundo do poço de lama.
O novo membro do conjunto 'Só pra Contrariar': cantando 'Ressalvas' (Fonte: Reprodução/Montagem)
O novo membro do conjunto ‘Só pra Contrariar’: cantando ‘Ressalvas’ (Fonte: Reprodução/Montagem)
E como eu sei disso? Eu não sei. Nunca disse que sabia. Mas pela fala do relator das contas presidências de 2014, ou melhor, pelo voto do relator, o senador Acir Gurgacz, aprovando as contas com “ressalvas”, e com isso contrariando a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), vamos com quase toda a certeza ver a coisa se arrastar e se tornar um nada podemos fazer. Até porque agora vem recesso, ano novo, e eles só voltam em fevereiro. E em fevereiro tem o Carnaval… Aí a vida e o ano parecem que começam logo em seguida, lembrando que temos as Olimpíadas, e aí já viu.
A defesa de Dilma é uma só: as contas que levaram ao movimento para o impeachment não foram julgadas, e as contas de 2014 estão em discussão no Congresso com o voto favorável do relator. E ainda que a denúncia da oposição, ou da “galera golpista”, se refere às contas de 2015 que nem julgadas foram.
Só queria entender o que são essas “ressalvas” que este indivíduo achou para justificar os crimes de responsabilidade dos quais Dilma é acusada pelo TCU.
O senador que é vice-líder do bloco de apoio ao governo no Senado disse, quando questionado sobre as consequências de seu voto, que quando o relatório foi feito não pensaram na presidente, e sim no país. Bem, só se for no país deles, não no nosso Brasil. Disse ainda que a presidente poderia ficar inelegível com a rejeição das contas,
mas não perderia o mandato.
Ou seja, o PDT, partido do senador-relator, dá um presente pra presidente Dilma e põe água no “chopp” de Natal de brasileiros e brasileiras que ainda tinham uma pequena esperança de receberem um presentão de Natal.
Dilma, do seu lado para afirmar que continua no cargo em 2016, disse na cerimônia de inauguração da segunda estação de bombeamento (EBV-2) do eixo leste da transposição do Rio São Francisco, na região de Floresta (PE), que ela era do tipo muito comum no Nordeste: a gente pode dar uma envergadinha, mas não quebra, não. E que tempos melhores estarão vindo pela frente.
Eu sei que ela envergou, mas acho que não sabe o grau da envergadura, pois continua vendo o cor de rosa das coisas.
Hoje, sinto pena dela. Por vários motivos. Por achar que as coisas vão melhorar, por achar que o novo ministro Nelson Barbosa trará alívio ao mercado e conseguirá tirar o Brasil do buraco, diminuir a inflação, fazer o país crescer novamente, trazer de volta a confiança dos investidores no país, diminuir a taxa de desemprego, e por aí vai. Ou seja, Nelson Barbosa é um Mago.
Só não quero ouvir de novo lá na frente o arrependimento, o dizer que errou, o dizer que tentou, o dizer que lutou, o dizer que… Ah, Dilma, Dilma…. Cala a boca!
Natal Mortal
Com a crise econômica e política, empresas resolveram se segurar, cancelaram ou adiaram novos projetos. São R$ 74 bilhões na gaveta.
Também, que empresário seria louco de dar um passo pra frente? Não sei até que ponto dizer que é na crise que se pode ganhar muito dinheiro. Até pode, alguns ganham, mas a maioria prefere a cautela.
Nos bons tempos e em época de Natal era uma luta entrar em Lojas Americanas e Casa & Vídeo. Era quase que um programa furado. Horas nas filas, esbarrões, calor, multidão. E shopping? Tinha fila para as escadas rolantes e levava-se uma eternidade para estacionar mesmo com os preços abusivos que se tornaram os estacionamentos.
Esse ano poderia jogar até futebol dentro das lojas de tão vazias. Até os supermercados andam vazios. E a Dilma insiste que é passageiro. Nunca vi assim. Nem na época de inflação cavalar era assim.
E mesmo com todos esses indicadores, fora os outros, como, por exemplo, a Saúde no estado do Rio de Janeiro, essa galera do PT ainda sorri, ainda faz manifestação pró-Dilma, pró-o raio que os parta. Eles definitivamente são doentes. Não existe outra explicação. E eu só posso lamentar, porque terão que morrer para voltar sadios novamente. Não existe como curar todos dessa enfermidade chamada PT.
Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto