quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA 2015


RETROSPECTIVA

Os fatos que chocaram o mundo em 2015

A crise dos refugiados, o discurso xenófobo na Europa, o racismo, a intolerância religiosa e a ascensão do Estado Islâmico foram alguns temas que chocaram pessoas de todo o mundo em 2015

Os fatos que chocaram o mundo em 2015
Manifestação contra a crise de refugiados (Foto: Avaaz)
O ano de 2015 foi marcado por grandes injustiças sociais, tragédias e ataques terroristas A crise dos refugiados, o discurso xenófobo na Europa, o racismo, a intolerância religiosa e a ascensão do Estado Islâmico foram alguns temas que chocaram pessoas de todo o mundo em 2015. Relembre alguns episódios:
Em janeiro, um ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, deixou doze mortos. O ataque foi uma resposta a uma capa polêmica que insultou os islâmicos.
Entre abril e junho, a cidade americana de Baltimore foi palco de uma grave onda de violência, após a morte de um jovem negro. Esta foi considerada a série de protestos americanos mais violenta desde 1960. As manifestações levantaram o debate sobre a postura da polícia em relação aos negros.
Em junho, outra cidade dos Estados Unidos ganhou as manchetes. Um ataque em uma igreja histórica da cidade de Charleston, muito frequentada pela comunidade negra, deixou nove mortos. A Igreja Emanuel African Methodist Episcopal é símbolo da luta pelos direitos dos negros e chegou a servir de palco para um discurso do ativista Martin Luther King.
Em setembro, uma foto chocou o mundo e mostrou a realidade da crise dos refugiados. A foto mostrava o corpo de um menino sírio de 3 anos, que se afogou na travessia de barco entre a Turquia e a Grécia.
Em novembro, uma tragédia colocou o Brasil nas capas internacionais. O distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, foi inundado de lama após o rompimento de duas barragens. Um dos pontos mais polêmicos da tragédia foi o fato de um estudo, feito em 2013, já ter apontado para o risco de rompimento. Mesmo assim, não foi tomada nenhuma providência.
Neste mesmo mês, uma série de ataques em Paris deixou 129 mortos. O Estado Islâmico assumiu os ataques que foram considerados os piores da história recente da França.
Em dezembro, um ataque em San Bernardino, na Califórnia, deixou 14 mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto