segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

RUMO DA EONOMIA DO bRASIL


PESQUISA

Ibope: 82% dos brasileiros acham que o país está no rumo errado

Ibope revela que o índice de rejeição é o mais elevado desde 2003, ano do primeiro mandato do ex-presidente Lula. Apenas 14% apoiam o atual governo

Ibope: 82% dos brasileiros acham que o país está no rumo errado
Em um período de um ano e meio, a confiança no governo do país caiu de 42%, em 2014, para 14% neste ano (Foto: Lula Marques/ Agência PT)
Uma pesquisa realizada pelo Ibope revela que 82% dos brasileiros acreditam que o Brasil está caminhando na direção errada. Os dados divulgados na coluna de José Roberto Toledo, do jornal O Estado de S.Paulo, mostram que é o pior indicativo desde 2003, início do primeiro mandato do ex-presidente Lula. Apenas 14% acreditam que o país está no rumo certo, e os outros 4% não souberam responder, segundo a pesquisa.
A opinião negativa sobre o atual governo da presidente Dilma Rousseff prevalece entre os mais jovens (88%), nas grandes cidades (87%), no Sudeste (87%) e na população de maior renda (88%). Entretanto, camadas onde o atual governo costuma ter maior apoio apresentaram altos níveis de rejeição, como por exemplo, no Nordeste e entre a população mais pobre (77%).
Em julho de 2014, pouco antes das eleições presidenciais, a rejeição do governo Dilma era de 53%. No entanto, a presidente foi reeleita. Em abril de 2015, após as manifestações pelo impeachment da presidente, 75% dos brasileiros passou a desconfiar do futuro do país.
“A oposição não conseguiu liderar uma mudança de rumo. Prevaleceram o medo de perder o pouco que sobrara e o auto-engano de que a própria presidente comandaria um cavalo-de-pau. Como a guinada não aconteceu, a percepção de contramão aumentou”, afirmou Toledo. Nesse período de um ano e meio, a confiança no governo do país caiu de 42% (em 2014) para 20% (em 2015), chegando aos atuais 14%.
O atual momento do governo da presidente Dilma mostra um índice de rejeição maior que o registrado em 2005, ano da maior crise política vivida no governo do ex-presidente Lula, em decorrência do mensalão. Naquele período, 30% dos brasileiros acreditavam que o país estava no caminho certo. Com a melhora da economia nacional, os indicadores melhoraram a partir daquele ano.
A pesquisa do Ibope também aponta um pessimismo em relação à política em 2016. Apenas 28% dos brasileiros acreditam que será um ano melhor que 2015. Os que acreditam que 2016 irá repetir o ano de 2015 são 31% e para 38% há uma perspectiva de piora.
Em relação à economia a preocupação é ainda maior. De acordo com a pesquisa, 46% acreditam na piora da economia nacional, e 26%, que será igual ao ano anterior, registrando a pior recessão desde 2002. Apesar disso, 61% da população aposta que sua vida pessoal irá melhorar neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto