terça-feira, 8 de setembro de 2009

MARIÂNGELA

MARIÂNGELA

Gó ricevesto, ai oto de setembre, un E-mail de Brasília chel dise:
“TALIAN
Olá professor. Sou Mariângela, gaucha de Bento Gonçalves, fui criada ouvindo os parentes de minha mãe falando o Talian.Atualmente moro em Brasília, estou concluindo um curso de letras e quero fazer o meu Trabalho de Conclusão sobre o Talian e sua influência no uso do objeto indireto de interesse na língua portuguesa ( em especial na região da serra gaucha) .Gostaria de receber algumas orientações do senhor quanto à biografia , posso contar com sua ajuda?
Um abraço. Mariângela,”
Go mandà questa risposta:
“Caríssima Mariângela.

Go ricevesto el tuo E-mail come un mensagio de Rovilio Costa che lo credemo in Paradiso.
El me ga dato na targa che La dise cosi:
Omenaio.
Honório Tonial.
Per mantegner viva la nostra lengua Talian Honóro el se g afato la Biblia viva de Nostra cultura taliana;
(Ass,) Rovilio Costa “

Na lode o na sfida?
Par meritarla, GO el piaser e el Dover de rutarte.
Scominsiando, te oferto el me indirisso eletrònico dea Wikipédia; Basta acessar(e)


VADEMECUM DEL TALIAN e Abecedário

Quanto a biografie te podaressi rissercar ntel libro: TALIAN
VÊNETO Brasileiro
SEM MESTE.e Gramática Del Talian,ambi de
Darcy Loss Luzzatto. Ed. Sagra Luzzatto
Qualche dúbio pol esser fato par meso Del E-mail.
Te saludo de vero cuor.
Honório














TRADUÇÃO

Estimada Mariângela
Recebi o teu E-mail como uma mensagem de Rovilio Costa que o julgamos no Paraíso.
Ele ofertou-me uma placa que afirma:
“Homenagem a Honório Tonial
Por manter viva a nossa língua Talian Honório Tornou-se a Bíblia viva da nossa Cultura Taliana
(Ass.) Rovilio Costa.”

Um elogio ou um desafio?
Para merecê-la sinto o prazer e o dever de poder auxiliar.
Iniciando, ofereço-te o meu endereço eletrônico da Wikipédia:
< Usuário Discussão Talianeto >
Vademecum del Talian e Abecedario del Talian.
Quanto a biografias poderias pesquisar no livro:
TALIAN VÊNETO BRASILEIRO Português Sem Mestre e GRAMÁTICA DO TALIAN, ambos de Darcy Loss Luzzatto Ed. Sagra-Luzzatto.
Qualquer dúvida poderá ser resolvida por E-mail
Cumprimento-te cordialmente.
Honório

Um comentário:

  1. Ghe ze sempre tempo de comentar.Noantri ringrassiemo al Signor e a Frei Rovilio Costa quando savemo che persone giovene le mostra corusità de cognosser el Talian.La Università la someia le sinagoghe ebraiche ndova Gesù El gâ insegnà ai Dotori dea Lege.
    I nostri cumprimenti la dotoranda Mariangela.

    ResponderExcluir

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto