5,4 ao governo Dilma
Pontuação é inferior à que Lula possuía em 2010. Pesquisa sobre aprovação da presidente mostra que o pleito de 2014 será mais difícil que o anterior
23 de julho, 2014
Share Share Share Share Share fonte | A A A
Uma pesquisa do Ibope, elaborada em parceria com a TV Globo e o jornal Estado de S. Paulo, revelou que as eleições de 2014 serão mais difícil para a presidente Dilma Rousseff que a de 2010. Segundo a avaliação do eleitorado brasileiro, a nota média para o governo Dilma é de 5,4; dois pontos abaixo da nota média de 7,8% dada ao governo Lula, há quatro anos.
Conforme o levantamento, a economia e a baixa qualidade dos serviços públicos contribuíram para a rejeição do eleitorado. Atualmente, apenas 25% dos cidadãos acredita que houve melhorias na educação nos últimos anos. Em 2010, esse percentual era de 50%. No quesito saúde, o quadro é ainda mais crítico. De acordo com o Ibope, 16% da população afirma que está melhor hoje, contra 37% registrado no último ano do governo Lula.
A análise também mostrou que a Copa do Mundo no país não teve influência na percepção que o eleitorado tem do governo Dilma, de modo que as opiniões são as mesmas obtidas pelo Ibope no início do Mundial. Ainda há mais pessoas considerando a gestão de Dilma como ruim ou péssima do que como ótima e boa.
O ex-presidente Lula foi surpreendido pela alta rejeição ao PT, que ele só esperava ocorrer em 2018. Contudo, reconheceu que a imagem do partido pode ter desgastado antes do previsto. Ainda assim, o petista acredita que a “fadiga material” não comprometerá a reeleição de Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto