segunda-feira, 7 de julho de 2014

FICHA SUJA

ENVIE SUA SUGESTÃO
article image
É a segunda vez que a Lei da Ficha Limpa está em vigor em ano eleitoral (Foto:Reprodução/Internet)
FORA DAS URNAS

Brasil tem 14 mil fichas-sujas
São Paulo foi a unidade da federação com maior número de envolvidos em processos com condenação e que se enquadram na Lei da Ficha Limpa

7 de julho, 2014
Share Share Share Share Share fonte | A A A
São 14 mil políticos e agentes públicos condenados no país nos tribunais de Justiça, que se enquadram na Lei da Ficha Limpa e seriam impedidos de disputar às eleições, caso fossem candidatos. Isso é o que mostrou o jornal O Globo a partir de levantamento do Conselho Nacional de Justiça de condenados por improbidade administrativa e outros atos que os tornam inelegíveis.
Ao todo, foram 14.175 processos com condenação, cujos réus devem pagar à Justiça R$ 3 bilhões em multas e ressarcimentos. Eles foram condenados em tribunais regionais federais das cinco regiões, tribunais de Justiça estaduais e no Supremo Tribunal Federal (STF). Em alguns casos, os réus se enquadraram em instâncias jurídicas diferentes.
São Paulo foi a unidade da federação com maior número de envolvidos em processos, com 2.903 condenações. Em segundo lugar ficou o Distrito Federal com 2.515 e o seguinte é o Paraná com 1.581.
Os tribunais alimentam o cadastro com dados dos processos em que não há mais possibilidade de recursos e em que houve condenações de segunda instância por crimes contra a administração pública e por outros previstos na Lei da Ficha Limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto