terça-feira, 26 de julho de 2016

FRACASSAM INSTALAÇÕES


Episódio na Vila Olímpica mostra que Rio fracassou na organização dos Jogos
Para o COI, o Rio fracassou em seu primeiro teste ao transformar o conjunto habitacional olímpico num protótipo do caos
Episódio na Vila Olímpica mostra que Rio fracassou na organização dos Jogos
A delegação olímpica australiana declarou que o prédio da Cidade Olímpica, destinado a sua delegação era 'inabitável' e 'não apresentava segurança' (Foto: Beth Santos/ PCR
Existem semelhanças entre o Brasil e a Austrália. São dois países ensolarados do Hemisfério Sul onde se praticam dezenas de esportes – entre convencionais e inusitados. Mas há também grande diferença entre os dois povos distantes mais de 15 mil quilômetros um do outro.
Leia também: Delegação australiana: o calo no pé de Eduardo Paes
Uma delas, se observou nos últimos dias quando a delegação olímpica australiana, liderada por Kitty Chiller, declarou que o prédio da Cidade Olímpica, destinado a sua delegação era “inabitável” e “não apresentava segurança”. É que na Austrália, diferentemente do que acontece no Brasil, as obras são entregues integralmente concluídas, nos mínimos detalhes, e com fornecimento normal de água, gás e eletricidade. Com a experiência de cinco olimpíadas, a chefe da delegação afirma que a vila não é “nem segura e nem está pronta”.
A correta atitude australiana ainda mereceu as ironias de praxe do prefeito Eduardo Paes que chegou a sugerir colocar na vila um canguru para que os visitantes se sentissem mais “confortáveis” no espaço, depois de dizer que a vila brasileira “é melhor e mais bonita que a de Sydney”.
Por mais negativo que possa parecer, o episódio atende aos interesses do prefeito de virar a página do desabamento da ciclovia Tim Maia – que matou duas pessoas – e sequer é lembrado às vésperas dos Jogos.
Insatisfeitos com a baixa qualidade das instalações, também argentinos e suecos deixaram a Vila Olímpica e foram dormir em hotéis e motéis até que a maior delegação das Olimpíadas entrasse em ação: a dos bombeiros e eletricistas. São mais de 500 profissionais, convocados de emergência para solucionar os problemas nos prédios entregues há menos de uma semana.
Para o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Rio fracassou em seu primeiro teste olímpico ao transformar o conjunto habitacional olímpico num protótipo do caos. A entidade reforça que a recusa australiana em entrar na Vila Olímpica abriu uma verdadeira crise entre as delegações e o comitê suíço que coordena os Jogos.
Está aberta uma ferida que somente a realização pacífica e bem sucedida das competições poderá cicatrizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto