quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ST NEGA PEDIDO

Moro de investigação

Relator da Lava Jato no Supremo criticou, no entanto, 'espetáculo midiático' do MPF do Paraná


STF nega recurso de Lula para retirar Moro de investigação
Defesa de Lula afirma que a investigação conduzida por Moro apura fatos envolvendo um esquema de corrupção na Petrobras que já estão sendo investigados pelo STF (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)
O pedido da defesa de Lula para retirar o juiz federal Sérgio Moro, que é responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, da investigação sobre suposto recebimento de propina pelo ex-presidente foi negado nesta terça-feira, 4, pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal.
Leia também: MPF fez ‘truque de ilusionismo’ em denúncia, afirmam Lula e Marisa
Leia também: Lula é denunciado no caso tríplex do Guarujá
Os ministros da Segunda Turma do STF decidiram, por quatro votos a zero, manter as investigações com Moro. O relator da Lava Jato no Supremo, ministro Teori Zavascki, disse que, ao contrário do que argumenta a defesa de Lula, as investigações que correm em Curitiba e no próprio STF são diferentes. A defesa do ex-presidente Lula afirma que a investigação conduzida por Moro apura fatos envolvendo um esquema de corrupção na Petrobras que já estão sendo investigados pelo Supremo.
Ao apresentar o seu voto, o ministro Teori Zavascki criticou, no entanto, a entrevista coletiva na qual procuradores do MPF do Paraná apresentaram a denúncia contra Lula, afirmando que o ex-presidente é o “comandante máximo da propinocracia brasileira”.
“Tivemos oportunidades de presenciar espetáculo midiático forte que se fez em Curitiba, não com participação do juiz [Sérgio Moro], mas do Ministério Público. Se deu notícia sobre organização criminosa, colocando Lula como líder, dando impressão, sim, que se estaria investigando organização criminosa. Houve esse descompasso […] Realmente essa espetacularização do episódio não é compatível nem com aquilo que foi objeto da denúncia nem com a seriedade que exige na apuração desses fatos. Se houve reclamação, teria de ser contra esse episódio”, afirmou Teori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto