quinta-feira, 29 de maio de 2014

SE FOR ASSIM...

Share Share Share Share Share fonte | A A A

'Quero assegurar a vocês o padrão Brasil... Tudo isso vai ficar depois para vocês, meu povo'
A presidente Dilma anunciou que os aeroportos não têm padrão FIFA e sim padrão Brasil. E é nessa hora que a coisa enfraquece. É nessa hora que desejamos que a presidente continuasse como ficou sobre a compra de Pasadena: calada!
Ferrou-se tudo – melhor dizendo, f#@#@ – de verde e amarelo.
Se formos nos contentar com o padrão Brasil estamos lascados. Mal pagos – isso sempre fomos – e fadados a nos contentar com qualquer porcaria que nos é oferecida, pois esse é o padrão deles. Esse é o padrão Brasil. Mas não é o meu e nem o que eu quero para o neto do meu neto, pois a geração que vai conseguir ver alguma coisa boa tá longe ainda.
Se o padrão Brasil é pessoas morrendo na fila dos hospitais porque não existe médico, porque falta medicamento, porque o hospital do bairro está fechado e a pessoa tem que viajar para outra cidade, não é o padrão Brasil de Saúde que eu quero. Se o padrão Brasil é livros didáticos sendo jogados em terrenos baldios, creches que nunca saíram do papel, escolas que seriam construídas mas…., professores com uma remuneração vergonhosa, não é o padrão Brasil de Educação que eu quero. Se o padrão Brasil são transportes públicos cada vez mais velhos, sem conforto, sem quantidade suficiente para atender com o mínimo de dignidade quem depende deles para se locomover, não é o padrão Brasil de Transporte que eu quero. Se o padrão Brasil são pessoas que ainda vivem sem luz, sem saneamento básico, sem água, não é o padrão Brasil de Saneamento que eu quero. Se o padrão Brasil são políticos como os que temos nos dias de hoje, salvo algumas raras exceções, sinceramente, presidente, pega esse seu padrão e se muda para Cuba ou para a Venezuela com ele.
Esse seu papinho de que não está fazendo ampliações somente para a Copa, nem adormece mais o boi – trocadilho com o ditado popular, papo pra boi dormir. Muda o disco. Seja homem e assuma o que está fazendo. Seja macho.
Dilma, vai querer me convencer que se não fossem as exigências da FIFA, os estádios que estão sendo feitos e outros que estão passando por reformas seriam feitos e reformados da mesma forma, todos ao mesmo tempo, porque você acha que o futebol é a alegria do povo e que ele merece coisa de qualidade? Vai me dizer que o que se está gastando para melhorar o transporte público seria feito assim, agora? Ou se não fosse a Copa e as Olimpíadas em 2016 tudo isso poderia até ser feito, mas dentro de um planejamento cuidadoso? Ou você vai realmente assumir que fez porque a FIFA exigiu o mínimo para que desse ao Brasil a sede da Copa? Assume que fica menos feio.
Essa sua outra fala de que tudo será um legado que ficará é outra coisa irritante. É óbvio que ficará. Só falta a FIFA querer levar tudo junto com ela. Nada justifica nada.
A minha implicância é justamente essa, a de que tudo isso que está sendo feito não seria feito agora. Poderia até entrar no rol de suas promessas para mais quatro anos de escândalos e malfeitos, mas no final das contas não seriam feitas como estão sendo feitas. A sua preocupação foi atender a um pedido da FIFA e não a de dar ao povo, de quem você tanto fala, as coisas de que ele realmente precisa.
Por que não se fala em construção de hospitais, escolas, creches? O que a FIFA tem com isso? NADA. Nenhum dos torcedores que virão para o Brasil irão precisar de atendimento em hospitais públicos e nem precisarão deixar seus filhos em creches enquanto eles estão nos estádios com ingressos, bebidas e comidas a preços surreais e longe do alcance do seu povo que você diz tanto amar. Essa é uma Copa de elite.
Essa é a Copa da vergonha padrão Brasil. Aí sim eu concordo com o seu tal padrão Brasil.
Mas sei também que antes de mudarmos o tal padrão Brasil temos que ter a certeza de que o padrão de quem faz o Brasil seja também de outro padrão. Não adianta limpar o tapete se você continua com a sola do sapato suja de lama. Não adianta querer um país melhor se quem o governa é sem padrão e se contenta com o padrão que oferece. E o que é pior, acha que é o melhor padrão do mundo.
Na boa, tenta experimentar outro padrão Brasil e depois você me liga (ou pode ser por e-mail mesmo) e me diz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto