article image
Neto de Tancredo Neves, Aécio teve aprovação recorde de 92% em Minas Gerais (Reprodução/internet)
PROGRAMA DE GOVERNO

Aécio Neves: ‘o caminho seguro para o Brasil mudar de verdade’

'Estamos começando a viver na onda da razão'

fonte | A A A
Aécio teve aprovação recorde de 92% em seu governo à frente de Minas Gerais.
Reforma Agrária e propriedade
O Programa de governo de Aécio prevê uma nova visão sobre a questão agrária, com foco na geração de renda. Nela, o direito sobre a propriedade será respeitado; “as fazendas invadidas não serão desapropriadas por um prazo de dois anos como sinalização clara de que nós respeitamos o direito de propriedade”. Se eleito, o candidato também oferecerá apoio técnico e tecnológico para os assentamentos de reforma agrária.
Segurança pública
O candidato promete prover recursos para que os governos estaduais contratem funcionários para fazer o trabalho burocrático que hoje é feito pelos policiais; “assim, 50 mil policiais poderão voltar às ruas”. O candidato defende reforma do Código Penal com penas maiores para jovens de 16 a 18 anos que cometerem crimes gravíssimos. Visando o fortalecimento das polícias, o governo federal irá coordenar uma política nacional de segurança pública, protegendo as fronteiras contra a entrada de drogas e armas.
Saúde
O plano prevê que médicos e especialistas abram consultórios em áreas carentes e atendam pacientes pelo SUS, através do financiamento do Ministério da Saúde. Os empréstimos serão feitos com verbas do BNDES e da Emenda 29, que destina 10% do Orçamento da União para a pasta. Periferias e cidades mais pobres serão priorizadas. A meta é de 10 mil Consultórios Populares em quatro anos. Além disso, Aécio pretende melhorar o programa Mais Médicos e incentivar os profissionais da saúde a trabalhar no interior do país. O presidenciável propõe ainda a ampliação dos investimentos em saúde (para 10% do Orçamento), e da rede pública com 500 novas clínicas especializadas.
Educação
Em seu programa de governo, Aécio Neves promete mais investimentos em educação (7% do PIB até 2019), ampliação de vagas (900 mil vagas na pré-escola, que deverá ser universalizada até 2016) e melhorias na formação e remuneração dos professores. Ele prevê a expansão do Fies e o Prouni, incentivos para aumentar a oferta de cursos superiores nas áreas tecnológicas. Através do Multirão de oportunidades pretende resgatar 20 milhões de jovens que interromperam os estudos para trabalhar; os estudantes receberão um salário mínimo por mês para se dedicarem somente aos estudos.
Economia
No âmbito econômico, Aécio pretende reduzir a inflação “por meio da reversão das expectativas negativas com a economia”. Para isso, prevê uma política fiscal transparente, foco no centro da meta (inflação) e livre flutuação da taxa de câmbio. Além disso, Aécio o candidato irá elaborar uma proposta para simplificar o sistema tributário, estabelecendo uma guerra ao “custo Brasil”, que prejudica a competitividade das empresas.
Energia
Aécio propõe o resgate do programa de produção do etanol e o investimento em outras fontes de energia renováveis como a eólica e a de biomassa. O documento prevê incentivo a parcerias da Petrobras com empresas médias para a exploração de gás e a adoção de regras claras para atrair capital para investimentos em energia.
Ciência e Tecnologia
O candidato pretende resgatar o papel da Embrapa como instrumento de pesquisa nos biomas brasileiros, com o objetivo de produzir conhecimento sobre os potenciais da fauna e flora. Estão previstas também a criação de plataformas de pesquisa nos seis biomas brasileiros: cerrado, mata atlântica, caatinga, floresta amazônica, pantanal e pampas.
Reforma política
Aécio defende em seu programa de governo o fim da reeleição (com mandados de 5 anos) e o fortalecimento dos partidos; unificação das eleições municipais, estaduais e nacionais num mesmo ano; defesa do retorno da cláusula de desempenho para os partidos e a defesa do voto distrital misto. O candidato também pretende reduzir o gasto público e aumentar a eficiência do governo, através da Redução dos 39 ministérios e de 1/3 dos 24 mil cargos comissionados no país.