segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SENADOR AMEAÇA

Início » Brasil » Delcídio do Amaral ameaça entregar colegas caso seja cassado
VOLTA AO SENADO

Delcídio do Amaral ameaça entregar colegas caso seja cassado

'Se me cassarem, levo metade do Senado comigo', teria dito Delcídio ainda na prisão, após receber o pedido de cassação de seu mandato

Delcídio do Amaral ameaça entregar colegas caso seja cassado
Delcídio teme a perda do foro privilegiado com a cassação de seu mandato (Foto: Geraldo Magela /Agência Senado)
Após quase três meses na prisão, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) volta ao Senado nesta semana. O senador estuda tirar uma licença de até 120 dias para preparar sua defesa e alertou seus colegas que lutará para não ter seu mandato cassado, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
“Se me cassarem, levo metade do Senado comigo”, teria dito o senador ainda na prisão, afirmando que denunciaria seus colegas, caso perca o cargo de senador. Delcídio recebeu o pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar em 1º de dezembro, poucos dias após sua prisão, feito pelos partidos Rede Sustentabilidade e PPS.
O senador teme a perda de foro privilegiado com a cassação de seu mandato e com isso seu caso seria julgado em primeira instância. Sem o foro privilegiado, o caso seria analisado pelo juiz Sérgio Moro, do Paraná, que conduz a Operação Lava-Jato e tem se tornado conhecido por suas decisões finais.
Na sua volta ao Senado, Delcídio irá pedir apoio de parlamentares de partidos aliados e de oposição, alegando ser inocente das acusações. No entanto, o petista deverá ter dificuldades, já que é provável que poucos parlamentares darão apoio público ao senador.
Delcídio foi preso pelo STF em 25 de novembro, acusado de atrapalhar as investigações da Lava Jato. Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, gravou uma conversa em que o senador oferecia R$ 50 mil e um plano de fuga em troca do ex-diretor não fazer a delação premiada. No entanto, Cerveró assinou o acordo de delação com o Ministério Público.
Na última sexta-feira, 19, o ministro Teori Zavascki concedeu liberdade a Delcídio. Para o ministro, a prisão pode ser substituída por medidas cautelares, já que o petista não oferece mais riscos às investigações da Operação Lava Jato. “Os atos de investigação em relação aos quais o senador poderia interferir, especialmente a delação premiada de Cerveró, já foram efetivados, e o Ministério Público já ofereceu denúncia contra os agravantes”, afirmou o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto