terça-feira, 29 de março de 2016

LULA PEDE ASILO

planeja pedir asilo à Itália para evitar prisão, diz revista

A embaixada italiana no Brasil desmentiu a reportagem publicada pela revista Veja


Lula planeja pedir asilo à Itália para evitar prisão, diz revista
Lula teria resolvido se envolver pessoalmente no plano de deixar o país após ter sua posse como ministro suspensa (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)
Uma reportagem publicada pela revista Veja afirma que o ex-presidente Lula tem um plano secreto caso tenha sua prisão decretada: pedir asilo a uma embaixada, de preferência a da Itália.
De acordo com a revista, o pedido de asilo seria feito após a negociação de uma espécie de salvo-conduto no Congresso, o que daria a Lula a permissão para se deslocar da embaixada até o aeroporto sem ser detido, e, posteriormente, voar para o país do asilo.
A reportagem afirma ainda que, após ter sido levado coercitivamente para depor no âmbito da Operação Lava Jato, Lula se reuniu com seus principais conselheiros. Eles discutiram duas alternativas: intervir no governo Dilma, com Lula assumindo de fato o comando do país, ou o ex-presidente deixar o país e se apresentar como vítima de uma perseguição política. Entre as opções de destino estavam Cuba, Venezuela, França e Itália.
Após a suspensão da sua posse como ministro da Casa Civil, Lula resolveu se envolver pessoalmente no plano de deixar o país, que até então vinha sendo articulado sem sua intervenção direta.
Um pequeno grupo de advogados e políticos se reuniu em Brasília para detalhar de forma mais concreta o plano de emergência e decidiu que, mesmo sem uma posição do embaixador italiano, a melhor opção para o ex-presidente era a Itália. A ex-primeira-dama Marisa Letícia tem cidadania italiana e o direito é extensivo aos filhos do casal.
Na última sexta-feira, 25, a embaixada italiana no Brasil desmentiu a reportagem publicada pela revista “Veja”, que afirmou que Lula e seus aliados teriam conversado com o embaixador Raffaele Trombetta sobre um plano para conceder asilo político ao ex-presidente na Itália.
Na reportagem, a Veja afirmou que o embaixador promoveu um jantar em Brasília no último dia 16 de março para cerca de 40 convidados, incluindo aliados de Lula, no qual teriam sido discutidas as consequências do ex-presidente solicitar asilo à embaixada italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto