segunda-feira, 4 de abril de 2016

FIQUE SABENDO

Fique Sabendo

EM MEIO AO IMPEACHMENT, DILMA DECRETA SIGILO SOBRE DADOS DE ‘PEDALADAS'


(Publicado originalmente em http://br.blastingnews.com/brasil)
Dívida com a Caixa por gestão de programas sociais é mantida em segredo.
A presidente Dilma Rousseff decidiu deixar em sigilo a dívida da Caixa Econômica e quem são os devedores do banco em relação aos programas sociais do governo. A informação foi publicada neste domingo, 03, pelo jornal O Globo. A advocacia Geral da União, a AGU, tentou, sem sucesso, fazer com que o governo pagasse o banco estatal, mas até agora não conseguiu. A retirada de dinheiro do banco com recursos fora do orçamento são chamadas de "pedaladas fiscais". Esse é um dos objetos do processo de impeachment contra a presidente. O governo contrata a Caixa para fazer fluírem o 'Bolsa Família' e outros programas sociais, mas para isso, obviamente, assim como qualquer instituição financeira, precisa receber um valor para os serviços prestados. O problema é que até agora boa parte desse dinheiro não foi pago à Caixa.
Mas porque o caso é conhecido como pedalada?
O que acontece é que o governo de Dilma continua colocando para frente o pagamento das tarifas bancárias. Aos poucos, isso foi se transformando em uma bola de neve e ninguém sabe ao certo quanto realmente o governo está devendo o maior banco do país. A coisa ficou tão complicada que até a justiça federal entrou em cena e cobra uma parte desse pagamento. No entanto, a dívida completa, como ela é composta e que programa social deixou de pagar o quê continuará em profundo segredo.
O Tribunal de Contas da União, o TCU, solicitou à Caixa todo o detalhamento dessa dívida, mas o balanço apontado pelo banco, segundo O Globo, foi demonstrado de maneira genérica. No ano de 2015, por exemplo, a dívida que a Caixa tinha a receber era de R$ 1,9 Bilhão apenas por administrar os programas sociais. Em 2014, essa dívida era apenas R$ 80 milhões maior, ou seja, o governo não tem conseguido corrigir essa diferença. O problema é que o montante que é devido e foi exposto pela Caixa não envolve só os serviços de fundos sociais do governo federal, mas de todos elas, incluindo o que é feito pelo setor privado, municípios e estados, o que mais uma vez impossibilita que os brasileiros tenham uma ideia da dívida do governo Dilma com a Caixa.
 

Imagem Comentada


DILMA EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR ENTRE OS MAIS DECEPCIONANTES LÍDERES MUNDIAIS

No dia 30 de março, a revista Fortune abriu uma consulta para identificar, na opinião dos visitantes de sua página na internet, qual o líder mais decepcionante do mundo. A lista  para escolha dos votantes inclui 19 políticos e gestores públicos e privados selecionados pela publicação.
Sem causar maiores surpresas, a presidente do Brasil saltou na ponta e tem para mais ninguém. Neste momento em que escrevo (10h15min do dia 4 de abril), Dilma já somou 328 mil votos. Rick Snider, governador do estado de Michigan, tem 16 mil. É o segundo colocado.
Note-se: a revista é norte-americana, seus leitores são principalmente do Hemisfério Norte e é redigida em inglês...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto