sexta-feira, 3 de junho de 2016

AMERICANOS E A DOENÇA

Economist.

Leia mais: Americanos podem estar mais vulneráveis ao zika do que deveriam
Leia mais: Agência de saúde dos EUA afirma que zika causa microcefalia

O contágio pode ser silencioso e assintomático. O maior perigo é para as grávidas, já que o vírus pode causar microcefalia em fetos. Por isso, é aconselhável que estas mulheres evitem locais onde o zika vírus é transmitido, como o Rio de Janeiro. No entanto, a preocupação daqueles que assinaram a carta não é a microcefalia em si. Mas, um dano em maior escala. A preocupação é que os turistas, que vêm para os Jogos, espalhem o vírus em seus países de origem, acelerando uma possível epidemia global. Afinal de contas, é esperado que 500 mil turistas venham para as Olimpíadas. Entretanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), adiar ou mudar os Jogos de lugar não vai alterar muita coisa. Afinal de contas, o vírus já está presente em 60 países.

Até agora, o número de casos de dengue, que é transmitida pelo mesmo mosquito que o zika vírus, foi quase o dobro do que o mesmo período do ano passado. No entanto, isto não revela exatamente que as medidas de precaução são ineficientes. Afinal, a taxa de transmissão de dengue depende muito da quantidade de chuvas daquele período. Para o coordenador de Vigilância e Respostas às Emergências do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, a quantidade de mosquitos vai cair bastante na época dos Jogos, porque agosto é um mês tipicamente seco.

Os autores da carta questionam a imparcialidade da OMS, suspeitando certa ligação da instituição com os organizadores das Olimpíadas. Segundo a revista, talvez, isto já seja paranoia demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto