sexta-feira, 17 de junho de 2016

AS OLIMPIADAS

JOGOS OLÍMPICOS
Quando um país em crise sedia as Olimpíadas
O Brasil não é o primeiro país em conflito a ser palco dos Jogos
22 maio, 2016
Quando um país em crise sedia as Olimpíadas
Os Jogos já foram sediados em países com um cenário político precário (Foto: Wikipedia)
O cenário complicado em que o Brasil se encontra vem em um momento complicado. Os jogo olímpicos do Rio de Janeiro estão há meros meses de distância do impeachment da presidente Dilma Rousseff, além dos numerosos processos contra políticos e autoridades políticas, do surto de zika, dengue, febre chikungunya e microcefalia.
Não é a primeira vez que os Jogos acontecem em um país em crise. O jornal americano New York Times lista oito ocasiões em que as Olimpíadas aconteceram em meio a um caos político:
2014, Sochi
Os Jogos de Inverno em Sochi, nas Montanhas nevadas do Cáucaso, aconteceram, praticamente, nas beiras de uma zona de guerra. Aconteceram protestos violentos na
na Chechênia, Daguestão, Inguchétia e Kabardino-Balkaria, todos muito próximos de Sochi. Alguns líderes rebeldes fizeram ameaças diretas aos Jogos.
Como resposta, a Rússia implementou medidas de segurança, incluindo dezenas de milhares de policiais e soldados, câmeras de vigilância e medidas de defesa contra ataques aéreos. Multidões de protestantes foram detidos antes dos Jogos.
1988, Seoul
Um ano antes dos Jogos, aconteceram protestos nacionais contra o governo autoritário, exigindo uma democracia para competir com a economia crescente da Coreia do Sul.
Os protestos foram extremamente bem sucedidos, levando a reformas como eleições presidenciais diretas. Algumas autoridades olímpicos tomaram parte dos créditos pelas mudanças, dizendo que a chegada dos Jogos ajudou a impulsioná-los.
1968, Cidade do México
Dez dias antes dos Jogos, soldados dispararam metralhadoras em milhares de estudantes pró-democráticos na Plaza de las Tres Culturas. Dúzias, talvez centenas, foram mortos; os números exatos ainda são motivo de debate. Tropas, então, lavaram a área, para apagar traços do massacre. As mortes foram seguidas de uma repressão do movimento democrático na véspera dos Jogos.
1948, Londres/1920, Antuérpia
Londres ainda se recuperava dos efeitos da Segunda Guerra Mundial quando sediou as Olimpíadas. Comida e produtos básicos eram racionados e ainda haviam muitas áreas a serem reconstruídas depois dos bombardeamentos.
A produção dos Jogos foi barata, e novas instalações não foram construídas. Atletas dos times masculinos foram alojados em antigos campos da força aérea, e as mulheres ficaram em alojamentos universitários. O racionamento de roupas fez com que alguns atletas costurassem seus próprios uniformes.
Antuérpia, que sediou os Jogos em parte por causa dos efeitos causados na Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial, passou por situações similares em 1920. Atletas dormiam em alojamentos precários e o estádio de corrida estava inacabado.
1940, Sapporo, Tóquio, Helsínquia
A Ásia teria sua vez de sediar os Jogos Olímpicos pela primeia vez em 1940, e Sapporo e Tóquio foram escolhidas para receber os Jogos de Inverno e Verão. A invasão do Japão à China fez com que o evento fosse cancelado, e Helsínquia, na Finlândia, foi escolhida às pressas como sede substituta.
Então, a União Soviética invadiu a Finlândia. Os Jogos de 1940, assim como os de1944, foram cancelados por causa da Segunda Guerra Mundial.
1936, Garmisch-Partenkirchen, Berlim
A Alemanha foi escolhida para sediar os Jogos de Inverno e Verão em 1931. Dois anos mais tarde, Hitler se tornou chanceler e os Jogos tomaram um tom sinistro.
Houve alguns pequenos boicotes, mas, de forma geral, o mundo foi à Alemanha. Corredores, saltadores e arremessadores de algumas nações fizeram a saudação nazista na cerimônia de abertura e no pódio de inverno, e Hitler tinha um lugar de honra em vários eventos. A Alemanha excluiu quase todos os atletas judeus de seus times.
1932, Lake Placid, Los Angeles
Os EUA, como grande parte do mundo, estava passando pela Depressão quando sediou os dois Jogos de 1932. Apesar das baixas vendas para os Jogos, medidas de economia permitiram algum lucro.
1906, Atenas
Estes Jogos, considerados não oficiais por muitos historiadores, iniciaram mais de um século de conflitos político esportivos nas Olimpíadas. Em “The Complete Book of the Olympics (“O Livro Completo das Olimpíadas”, em tradução livre), David Wallechinsky descreveu o evento: “Turistas ingleses e americanos ficaram chocados quando uma rebelião começou em frente ao seu hotel. Tropas do governo atacaram um protesto político, matando três pessoas e ferindo57. Enquanto isso, a família real grega estava ocupada entretendo a família real inglesa em eventos relacionados às Olimpíadas.”
FacebookTwitterE-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto