domingo, 26 de junho de 2016

ASSINADA A NOVA CARTA

NESTA DATA
Foi assinada a carta de São Francisco
Em 26 de junho de 1945, é assinada por 50 países o documento que deu o primeiro passo para a criação da ONU
26 jun, 2016
Foi assinada a carta de São Francisco
A carta de São Francisco foi o primeiro passo para a criação da ONU (Foto: Wikipedia)
No dia 26 de junho de 1945, a carta das Nações Unidas, também conhecida como carta de São Francisco, é assinada por 50 países no encerramento da Conferência de São Francisco. A ideia de criar uma comunidade internacional veio durante a Segunda Guerra Mundial, após o fracasso da Liga das Nações criada após a Primeira Guerra Mundial, sendo defendida pelo ex-presidente americano Franklin Roosevelt e pelo ex-premiê inglês Winston Churchill.
Com o objetivo de manter a paz internacional, representantes de 50 países redigiram a carta de São Francisco. Os termos estabelecidos na carta entraram em vigor no dia 24 de outubro, quando é comemorado o dia das Nações Unidas. Essa reunião foi importante pois foi o primeiro passo para a criação da Organização das Nações Unidas, a ONU. Naquela época, foram estabelecidos os cinco órgãos fundamentais que formam a base da ONU.
Atualmente, dos 193 países do mundo, apenas dois não fazem parte da ONU: Vaticano e Taiwan. A nação mais recente a ser aceita como membro da organização foi o Sudão do Sul, que se declarou independente do Sudão em 9 de julho de 2011 e entrou para a ONU em 14 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto