segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CORSO DE TALIAN VENETO

CORSO DE TALIAN-VÉNETO
Prima lession
Mi son brasiliam ma imparo el Talian-Véneto
Eu sou brasileiro mas aprendo o Talian-Véneto

I me antenati i zé vignisti dea Itália
Os meus antepassados vieram da Itália

Anca i me fradei i parla el Talian-Veneto
Também os meus irmãos falam o Talian-Véneto

El me nono Antônio el zé vignisto de Caneva – Sacile – Itália
O meu avô Antônio veiu de Caneva ´- Sacile- Itália

La me nona Elisabeta la zé vignista de Vicenza – Itália.
A minha avó Elisabeta veiu de Vicensa – Itália

VOCAULÀRIO.

Mi son Eu sou
Ti te si Tu és
Lu el zé Ele é
Ela la zé Ela é
Noantri semo Nós somos ( masculino )
Noantre semo Nós somos ( feminino)
Valtri si Vós sois ( masculino )
Valtre si Vós sois ( feminino )
Lori i zé Eles são ( masculino )
Lore le zé Elas são ( feminino )


Imparo = aprendo
Antenati = antepassados
I zé vignisti = vieram
Anca = também
Me = meus



ARTÌCOLO:

Mascolino definito singolar : (El ) El pupà El caval El martel
Femenino definito plural : ( I ) I noni I porsèi I fiori

Femenino definito singolar : ( La ) La mama la cavra la sporta
Femenino definito plural : ( Le ) Le done le ave le braghe

Um comentário:

  1. vai o que caro amico,auguri par esser dri far questo bel lavoro,qui sa um di levemo su e la gente se ga niscorto que toca preserver le nostre origine,um strucom de vero cuore,e salute,ma tanta salute....

    ResponderExcluir

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto