quinta-feira, 20 de maio de 2010

20 DE MAIO

20 DE MAIO – DIA DA ETNIA ITALIANA

PORQUE COMEMORAR


Em 1975 uma Comissão liderada pelo Deputado Victor Faccioni, com manifestações de apelo popular, organizou as Comemorações do Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Anos se passaram e manifestações isoladas aconteceram e mantiveram vivas nossas tradições, usos e costumes.
Em 2000 por iniciativa da FIBRA, que liderou um movimento político institucional e popular, houve a retomada de mérito e foi constituído o Comitê da Etnia Italiana presidida pelo Secretário de Estado Milton Zuanazzi para as Comemorações dos 125 Anos da Imigração Italiano no Rio Grande do Sul.
Entre centenas de manifestações nos mais distantes pontos e além Estado, muitas delas ainda acontecendo, houve a necessidade de termos uma data específica para comemoração. Coube esta tarefa ao sandoso Mestre Frei Rovílio Costa.
Assim, em 26.06.2000 o Deputado Jose Ivo Sartori, assessorado por nós, encaminha à Assembléia Legislativa do Estado o Projeto de Lei 167/2000 que após trâmite obteve a aprovação por unanimidade absoluta do parlamento. Em 03.04.2001 foi sancionada a Lei 11.595 por Miguel Rosseto – Vice no exercício de Governador do Estado. “DECLARA O DIA 20 DE MAIO COMO DIA DA ETNIA ITALIANA A SER COMEMORADO TODOS OS ANOS”.
Em 20 de maio de 1875 Stefano Crippa de 32 anos e a esposa Natalina Galiani acompanhados por outros dois pioneiros, todos oriundos de Milão, Luigi Sperafico de 38 anos, a esposa Angela e cinco filhos e Tomazzo Radaelli de 39 anos e a esposa Maria chegaram a Serra Gaúcha e fundaram Nova Milano, hoje Distrito de Farroupilha. Não podemos olvidar que os mesmos foram acolhidos na cabana de Luiz Antônio Silva Lima – Índio Caigangue que fora criado e aculturado por alemães que lhe ensinaram português e alemão sendo esta última a língua de comunicação uma vez que Radaelli havia servido no exército da Áustria.
Sim, temos muito que comemorar em nossa história vivida de italiano que fomos e Ítalo-Brasileiros ou Ítalo-Gaúchos que somos. Nostro far la Mèrica ainda não terminou.
Nós da FIBRA e ASSODITA priorizamos fortalecer o nosso “SER TALIAN’’! Muito mais que a Itália, buscamos apoio do Brasil que nos da amparo. Conquistamos leis como esta do 20 de maio, acordo de Estados irmãos entre o Rio Grande do Sul e Regione Del Veneto, Lei 13.178 que declara a Língua do Talian como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado RS e o mesmo aconteceu em Santa Catarina, Lei 2615 em que a Língua Talian é co-oficial a língua portuguesa no município de Serafina Corrêa e tantas outras leis de grande significado. Agora, estamos prestes a conquistar por lei o reconhecimento de nossa língua como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e seremos, exceto o português, a Primeira Língua de Referência Nacional.
Entendemos, que a língua é a primeira identificação de um povo. Nela está incrustada o nosso ser comportamental e de atitudes, nossa religiosidade, nossas tradições, usos e costumes. Diz Gilles Lapouge: Quando desaparece uma língua, é uma cultura que naufraga.
Festeje 20 de maio, dia de comemorar as desilusões mas em especial as vitórias de nossas conquistas em terras gaúchas e em nossa pátria terra amada Brasil. Salve o Dia da Etnia Italiana.


20 de Maio de 2010.




Paulo Massolini
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto