sábado, 13 de dezembro de 2014

Percival Puggina

por Percival Puggina. Artigo publicado em
Ora vejam só. Na última quarta-feira, a senhora Graça Foster propôs à presidente Dilma a substituição de toda a diretoria da Petrobras. Nessa novela, o enredo é conhecido. Muitos personagens, também. O mais novo é a geóloga Venina Velosa da Fonseca, cujo relato contém cenas de gangsterismo. Quando denunciou o pouco que sabia do muito que acontecia, encostaram-lhe uma pistola na cabeça, ameaçaram seus filhos e a expatriaram.
 O Brasil real já sabe. A Petrobras foi aparelhada pelo Comando Vermelho, pelos sócios do Clube da Estrela, que governa e faz girar a roda da história em nosso país há mais de uma década. Mas o Brasil do faz de conta, do me engana que eu gosto, funciona de outro modo. Acredite, foi necessário que a presidente da Petrobras fosse ao Palácio do Planalto propor a Dilma a demissão da diretoria da empresa!
 Causa surpresa a conduta da presidente? É bom lembrar que no dia 27 de outubro, dia seguinte à eleição, já lá vai mês e meio, Dilma declarou ao Jornal Nacional, referindo-se à corrupção na Petrobras: "Não vou deixar pedra sobre pedra!". Pois deixou. Deixou cada pedrinha no seu lugar. Você sabe como são essas coisas no jogo de xadrez - às vezes, uma pedra mal mexida faz desandar a partida.
Ao longo desse período, cada dia reservou ao noticiário nacional algo capaz de estremecer a escala Richter de quem tenha a mínima sensibilidade política e moral. E a que se dedicou a presidente Dilma? Manteve-se cumprindo o dever: protegendo a linha de fundo de seu tabuleiro, lá onde estão o rei e a rainha, cujas cabeças perdem preço tão rapidamente quanto se depreciam as ações da Petrobras. Ah, as ações da Petrobras! Saíram da lista das blue chips e foram para os artigos, incisos e alíneas do Código Penal, as ações da outrora reverenciada Petrobras!
O momento pertence às instituições da República. Ou elas cumprem seu papel ou o povo voltará às ruas para proclamar sua revolta e sua vergonha. Não será apenas vergonha ante o que esse governo, seu partido e seus associados fizeram com o país e com a imagem do país. Será uma revolta contra as instituições e sua condescendência criminosa. E terá que ser o povo porque o povo já não pode contar, tampouco, com outras veneráveis instituições que, historicamente, funcionavam como faróis e vigilantes dos grandes valores nacionais: a CNBB, a OAB, a ABI. Hoje, elas ou se omitem ou concedem explícito ao Comando Vermelho, aos sócios do Clube da Estrela.
_____________

Um comentário:

  1. Noantri che semo quei che laora par mantegner questo paese, femo che?! Ciapemo un toco de spago i se pichemo via par vergogna di esser brasiliani, o lassemo che el goerno ghevà copando pimpianeto ogniuno di noantri?!

    Come no lassar le fumarole vegner su con tuto che semo drio veder en questo goerno fato de ladri?!
    Cossa ghe ocor far? Osar? Sì, ghe ocoremo osar par tuti i cantoni ! Ma però, se par una banda savemo cossa osar, par quelaltra, no savemo mia par chi osar!!!

    Osemo al nostro Dio, parché solche lu ze capace de giutarne! Domandemo a lu par passarghe una scoa ntel quel gnaro de sordi che comanda questo paese!!!

    ResponderExcluir

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto