quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

FELIZ ANO

Feliz Ano Velho!

Difícil conseguir desejar que alguém seja feliz com a Dilma (de novo) no trono

por Claudio Schamis

fonte | A A A
Na verdade, aquela que é verdadeira, que vem do fundo do coração, que vem com parte da alma, eu gostaria de estar desejando um feliz 2023 pra você!
Adianto logo que não tem nada de cabalístico nisso. Nem nada com numerologia. O fato é simples. Difícil conseguir desejar que alguém seja feliz com a Dilma (de novo) no trono.

Alguns estarão ainda assim se perguntando por que 2023? E não 2016, ano das Olimpíadas no Rio de Janeiro? 2017? 2018? Nunca. Ano de novas eleições e pelo que vimos em 2014, o molusco de barba e menos um dedo subirá novamente a rampa do Planalto. Não é praga. Nem previsão de Nostradamus. É a triste constatação de que o povo brasileiro continua sem saber votar. Tudo bem que ficamos no quase, mas o quase deu no que deu. Dilma de novo. E pelo que tudo indica 2018… Então, só me resta ter esperanças para 2023! E soltem os fogos, pois eu poderia ser pessimista a ponto de achar que Lula ficaria dois mandatos seguidos, o que me faria desejar Feliz 2027! Mas aí já é demais da conta.
Feliz 2015? Não que eu não queira. Eu quero. Eu queria. Mas fica difícil. Mais difícil ainda com os novos ministros escolhidos até o momento por ela. Parece que ela fez adedanha e foi distribuindo ministérios.
Mas poderíamos esperar algo diferente de Dilma? Uma presidente que com o indulto de Natal poderá extinguir a pena de alguns mensaleiros, como José Genoino e Jacinto Lamas.
Como desejar Feliz 2015 se já entramos o ano com a ‘bandeira vermelha’ o que já eleva o valor da nossa conta de luz? O governo diz que a culpa é do tempo, que não chove e todo aquele blá, blá, blá. Mas qual o nosso papel nisso? Que culpa temos nós? Que culpa tenho eu? Se o governo não faz o seu dever de casa ele que se vire na recuperação. Mas não, eles então empurram a incompetência deles para nós na forma de uma conta mais salgada.  Ela (Dilma) que contrate caciques cubanos que façam então chover nessa bagaça e encham os reservatórios de água.
Como desejar Feliz 2015 se no fechar das cortinas de 2014, a Câmara faz acordo e sobe seus salários (deputados e senadores) de R$ 26,7 mil para R$ 33,8 mil e ainda criando projeto para que esse aumento seja dado aos ministros do Supremo e procurador-geral da República? E para a presidente, seu vice e ministros de Estado no acordo feito o aumento será de somente 15,76%. Enquanto que o salário mínimo…
Como desejar um Feliz 2015 se o trabalhador consegue a cada dia que passa levar menos coisas para sua casa e por na sua mesa enquanto que a presidente Dilma procura empresa especializada para fornecer pães para o Palácio do Planalto no ano que se inicia? Se fosse só o pão, mas não. A listinha de Dona Dilma tem 13 itens, entre pãezinhos, salgados e biscoitos. São 12 mil minipizzas de preferência de mozzarella de búfala, calabresa, mas só “com baixo teor de gordura” e peito de frango desfiado. Mas Dilma mandou avisar que tem que ser desfiado mesmo. Triturado ela não come. E também não é qualquer pão. Pão de cenoura, pão com gergelim. Enfim… Dá pra desejar?
Como desejar Feliz 2015 se Dilma insiste em deixar sua comadre Graça Foster na presidência da Petrobras depois de tudo o que se descobriu e achar que não se deve mexer também na diretoria da empresa? É tipo em time que está roubando não se deve mexer? Só pode ser.
Como desejar Feliz 2015 se agora além de investidores americanos uma cidade americana, Providence, capital de Rhode Island, resolveu entrar com uma ação contra a Petrobras?
Como desejar um Feliz 2015 se o governador Luiz Fernando Pezão do Rio de Janeiro resolveu pisar mesmo no desconto dado para o pagamento do IPVA 2015 e baixa-lo de 10% para apenas 8% esse ano? E aproveitando a carona, como desejar Feliz 2015 se a prefeitura (também) do Rio resolveu aumentar o IPTU em 6,46%?
E como desejar Feliz 2015 se o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, andou dizendo por aí que as contas públicas estão em situação pior que o esperado?
Depois eu que sou o pessimista. Fazer o quê? Ou respiramos fundo e enfrentamos 2015 de peito aberto sem baixar a guarda, ou pegamos um táxi para o aeroporto mais próximo. Eu a bem da verdade ainda estou escolhendo o que vou fazer.
Tá bem…vai… Feliz Ano Velho! Por que velho? Pois já temos ideia de como será: Dilma, escândalos e inflação.
Mas já que você insiste, FELIZ ANO NOVO!
Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto