sexta-feira, 12 de agosto de 2016

COLUNA ESPLANADA

Força-tarefa da Lava Jato tenta identificar o destino do dinheiro desviado da Petrobras e outras estatais


Lavagem é o bicho!
Familiares, amigos e empregados domésticos de contraventores estão entre os 'laranjas' (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

A força-tarefa da Lava Jato se debruça sobre as movimentações bancárias e os extratos de investigados e presos pela operação para identificar o destino do dinheiro desviado da Petrobras e outras estatais. Entre os “laranjas”, estão familiares, amigos e muitos empregados domésticos de contraventores do Rio de Janeiro, São Paulo e Nordeste.
Da reserva
O chanceler José Serra começou a convocar os embaixadores aposentados para ocupar importantes embaixadas. Sérgio Amaral está confirmado para Washington.
Prévia
Isso explica a visita surpresa de cortesia, mês passado, da embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, à pequena Pirenópolis (GO), onde Amaral tem casa.
Pré-réu
A despeito de se tornar ou não réu no STF pela acusação de assédio sexual, o deputado Feliciano vê esvair sua chance de candidatura ao Senado ou a vice de chapa em 2018.
Mais cerco
Quatro deputadas federais do PT — Érika Kokay (DF), Ana Perugini (SP), Luizianne Lins (CE) e Margarida Salomão (MG) — denunciaram Feliciano ao MPF sexta.
Vizinho mal visto
Moradores do prédio na Asa Sul — região nobre de Brasília — onde hoje mora o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a caminho da guilhotina, relatam que o parlamentar leva uma rotina discreta. “Nunca o vi, mas espero que ele seja cassado”, dispara uma funcionária pública, vizinha do político que ela chama de “bandido”.
O Poder
Uma coisa o atual chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, tem em comum com o ex-ocupante do cargo José Dirceu — preso no mensalão e na Lava Jato. Desde que assumiu o cargo, centraliza decisões e nomeações do primeiro ao terceiro escalão do governo.
Miso… o quê?
Entre os vários erros cometidos pela presidente afastada Dilma Rousseff ao longo do processo de impeachment, a nova versão de acusar os adversários de “misoginia” (ódio ou aversão às mulheres) “não foi a melhor tática, mesmo porque muitos brasileiros nem conhecem essa palavra”, admite um aliado da petista.
Na mira do TCU
O TCU fez devassa sobre licitações de empresas que prestam serviços na Esplanada dos Ministérios e em órgãos do Governo. Os raios-x revelaram cadeia de irregularidades e direcionamento de contratos. Um dos alvos é a empresa Fortaleza, recém-contratada pelo Senado. A apuração, no entanto, está perdida em alguma gaveta da corte.
“Temer teme”
Incisivo e cada dia mais enervado defensor da presidente afastada Dilma, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirma que o presidente Michel Temer articula para antecipar o julgamento da petista porque teme novas denúncias ou delações.
Segue…
“A história de ir para a China, para o G20, ele poderia ir como interino. Tem muitas delações no forno e o Temer está inseguro”, diz o petista.
Deu seta
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já fez chegar à presidente afastada Dilma o que já era mais que escancarado: está do lado do presidente provisório Michel Temer e empenhado em encerrar o quanto antes o processo de impeachment.
Tchau, querida
Há semanas Renan e Dilma — antes unha e carne — não se falam e não devem mais se falar até o julgamento final da petista.
Viva Maciel
Com direção e roteiro da jornalista Dulce Queiroz, um filme de 44 minutos saúda a trajetória de Marco Maciel, ex-senador e ex-vice-presidente da República.
Ponto Final
“Pra variar, a esquerda se vitimizando… e mentindo”.
Do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), sobre Dilma alegar que o impeachment foi ato misógino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto