quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PROPINA BRASILEIRA


máquina de propina brasileira’

Artigo diz que a empreiteira, antes a mais renomada do Brasil, hoje é conhecida por criar o mais sofisticado mecanismo de pagamento de propina





29 dez, 2016



‘FT’ chama Odebrecht de ‘máquina de propina brasileira’
Texto questiona se a Odebrecht conseguirá recuperar o prestígio (Foto: EBC)



Um artigo publicado na última quarta-feira, 28, no jornal Financial Times, chama atenção para a crise na Odebrecht.

Intitulado “A Brazilian bribery machine” (Uma máquina de propina brasileira, em tradução livre) o artigo diz que a empreiteira, antes uma das mais atuantes e proeminentes do Brasil, hoje é conhecida por ter criado “o maior mecanismo de pagamento de propina da história do mundo dos negócios”.

O jornal cita o Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, departamento criado especialmente para controlar a propina paga a governantes. “Tão sofisticado era o sistema, implementado desde 2001, que tinha seu próprio computador, com emails repletos de apelidos para os receptores”.

Segundo o “FT”, “a descoberta de que uma das mais importantes empresas da América Latina conduziu esses crimes por tanto tempo e em tantas jurisdições abalou as bases do mercado brasileiro”.

O texto finaliza levantando dúvidas se a Operação Lava Jato e os acordos firmados pela Odebrecht serão capazes cessar a corrupção e fazer com que a empreiteira recupere seu antigo prestígio. Segundo o jornal, isso será improvável se não houver uma reforma que torne mais barato as campanhas políticas e reduza os incentivos para fraude, medidas que foram colocadas em pauta após o escândalo da Odebrecht.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto